Home / Cultura / Jundiaí é a primeira cidade do País a apoiar Instituto Entre Rodas

Jundiaí é a primeira cidade do País a apoiar Instituto Entre Rodas

A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funss) e da Unidade de Gestão de Educação (UGE), oficializou, nesta sexta-feira (22), no auditório Elis Regina, o apoio ao projeto nacional ‘Inclusive Você’, do Instituto Entre Rodas. Deste modo, Jundiaí passa a ser a primeira cidade do país a firmar a parceria com o Instituto, que, entre outras ações, busca a inclusão social por meio de doação de cadeiras de rodas personalizadas e sob medidas para crianças.

Para o prefeito Luiz Fernando Machado, a infância é solo fértil para a construção de uma sociedade mais participativa e solidária. “A criança é a melhor interlocutora porque aprende, absorve e leva as informações para casa, mobilizando toda a família e àqueles que convivem com ela”, disse.

De acordo com a gestora de Educação, a ação ocorrerá na cidade por meio da rede municipal de ensino, que mobilizará as Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) e a Escola de Jovens e Adultos (EJA) na arrecadação de lacres. “Estamos muito felizes em participar desta ação e fazer de Jundiaí pioneira nesta parceria porque, em nosso entendimento, é também uma ferramenta de educação muito importante. É papel da escola reforçar valores como respeito e cidadania, entre outros. Deste modo, funcionários, colaboradores, alunos e toda a comunidade serão envolvidos ”, explicou Vasti.

No evento, também foi lançada a campanha #NÃOÉMITO, que tem por objetivo reforçar que a arrecadação de lacres de alumínio é necessária e revertida, sim, para a compra de cadeiras de roda. Atualmente, o programa beneficia crianças com idade entre cinco e 14 anos, integrantes em um cadastro nacional. “Este é o passo inicial para a construção de uma tecnologia social com o foco no processo de inclusão da pessoa com deficiência nos diferentes espaços. Acreditamos que a cidade Jundiaí poderá inspirar outros municípios”, disse a diretora de gestão do programa, Eliane Lemos.

Na ocasião, a estagiária da TVTEC Jundiaí, Gabriela Lobo, fez a entrega simbólica de uma garrafa pet com diversos lacres de alumínio ao projeto. “Conheci o trabalho do Instituto e apresentei ao Luiz Fernando, em 2015. Desde então, desenvolvemos ações conjuntas. A Rede TVTEC e toda a sua estrutura é, sem dúvidas, um importante meio de propagação de informação, de alcance e de engajamento, além de ser um espaço de compartilhamento de boas práticas. Por isso, estamos juntos neste trabalho de conscientização e realização”, afirmou a superintendente, Mônica Gropelo.

Leia também

“Florestas urbanas” valorizam bairros e contribuem ao meio ambiente

Quem é de fora e circula pelo Jardim Bonfiglioli não imagina que o bairro “esconde” …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com