Home / Destaque / Jundiaí fica em 4º lugar na primeira fase do Município Verde e Azul

Jundiaí fica em 4º lugar na primeira fase do Município Verde e Azul

As dez diretivas que serão avaliadas pelo PMVA este ano são Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

 

A cidade de Jundiaí ficou em 4º lugar na primeira pré-certificação do Programa Município Verde e Azul (PMVA), segundo resultado divulgado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente. O município obteve 62,2 pontos nesta primeira etapa, muito acima dos 25 pontos mínimos exigidos para a aprovação. Dos mais de 600 municípios inscritos, apenas 103 conseguiram passar para a próxima fase.

Com o bom resultado, a cidade já garantiu, inclusive, a segunda pré-certificação no PMVA, que será realizada em agosto e cuja nota mínima dos aprovados deve ser de 50 pontos. A engenheira florestal e interlocutora da Prefeitura junto ao PMVA, Karina Lima, considerou o resultado muito positivo. “Foi excelente e já nos garante na última fase, em outubro, quando vamos entregar toda a documentação exigida para a certificação”, destacou.

Este ano, a coordenação do programa alterou algumas diretivas em relação ao ano passado. Os temas Estrutura Ambiental e Educação Ambiental foram unificados e agora fazem parte de uma única diretiva. Além disso, foi incluído o aspecto Uso do Solo entre os dez temas avaliados. “Este ano os municípios terão de apresentar o trabalho que é desenvolvido em relação a aspectos como contaminação do solo, controle de erosão, exploração de recursos minerais e ações da Defesa Civil, entre outros”, explicou Karina.

A diretora de Meio Ambiente, Renata Freire, lembrou que a participação no PMVA não é encarada pela Unidade como uma obrigação. “É importante destacar que, mais do que concorrer e obter o reconhecimento pelo trabalho realizado, o levantamento de dados para se certificar no programa gera indicadores importantes que nos auxiliam no desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao Meio Ambiente”, destacou.

A participação no programa envolve as plataformas de gestão de Promoção da Saúde, Administração e Gestão de Pessoas, Inovação e Relação com o Cidadão, Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Segurança Municipal, Infraestrutura e Serviços Públicos, Mobilidade e Transporte e Educação, além da DAE e Defesa Civil.

Diretivas

As dez diretivas que serão avaliadas pelo PMVA este ano são Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

Leia também

Guardas detém motorista que atropelou adolescente no Jardim do Lago

A Guarda Municipal de Jundiaí deteve um homem de 34 anos após ter atropelado um …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com