Home / Cultura / Jundiaí inaugura nesta sexta (23) o seu ‘Fab Lab’

Jundiaí inaugura nesta sexta (23) o seu ‘Fab Lab’

Com isso, a cidade se torna a 2ª cidade do Estado a contar com um Fab Lab municipal

Os alunos do sistema municipal de ensino a partir de agora vão estar conectados com 30 países do mundo. Na sexta-feira (23), a Prefeitura de Jundiaí, como resultado do programa Escola Inovadora, entrega o Fab Lab, uma plataforma de prototipagem rápida para inovação e invenção, que estimula o aprendizado maker (introduzir o aluno na prática), a educação investigativa e o empreendedorismo.

Com a entrega, Jundiaí se torna a 2ª cidade do Estado de São Paulo a contar com um Fab Lab municipal. A iniciativa chega ao Município como resultado de parceria entre a Rede Jundiaí de Cooperação com o Sesi, responsável pela implantação da plataforma. De acordo com o Sesi, ser um Fab Lab significa conectar-se a uma comunidade global de alunos, educadores, tecnólogos, pesquisadores, fabricantes e inovadores. “A cidade de Jundiaí sai na frente e inicia um novo momento para a educação municipal. Os nossos alunos passam a ter acesso a equipamentos modernos para estimulo da aprendizagem, conectados com outros laboratórios ao redor do mundo para a troca de conhecimento”, explicou Luiz Fernando. “A população de modo geral também poderá fazer uso do espaço, conforme o planejamento que será estipulado pela equipe, queremos que a novidade esteja ao alcance de todos”, disse o prefeito Luiz Fernando.

A novidade irá funcionar no Complexo Argos e deverá atender, principalmente, os quase 20 mil alunos das 49 unidades escolares que integram a rede municipal de Ensino Fundamental. Para a gestora da Unidade de Gestão de Educação, Vasti Ferrari Marques, o FAB LAB estimula a criatividade para que os alunos identifiquem problemas e comecem a bolar soluções através da cultura do fazer. “Recentemente viralizou na internet o caso de crianças que criaram um protótipo de mão biônica para um colega que não tinha esse membro. É essa a nossa proposta: que as crianças não dependam apenas da teoria para aprender”, afirmou.

Além de bancadas para trabalho, o espaço irá contar com computadores, ferramentas, impressoras 3D, plotter de recorte, fresadora de precisão, máquina de costura, além de matéria-prima para desenvolvimento dos projetos, como madeira, acrílico, e fios de ABS e PLA. Mas, uma das novidades mais aguardadas do laboratório é a TV conectada à internet que permite o contato em tempo real dos alunos com os cerca de 800 laboratórios espalhados pelo mundo para a troca de experiências e busca de soluções conjuntas. Com iluminação e climatização adequadas, o espaço conta ainda com ambiente com sofás e cadeiras e um espaço para lanche.

No Fab Lab, os alunos terão o apoio de dois gurus, um coordenador pedagógico e um manager de projetos, todos profissionais da rede e com treinamento de imersão no Sesi para formação.

 

Leia também

covid

Jundiaí registra quatro óbitos por Covid-19 nesta quinta (23)

A Prefeitura de Jundiaí informou que registrou nesta quinta-feira (23), mais quatro mortes pela doença. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com