Home / Destaque / Jundiaí recebe selo de bom pagador de agência de risco de crédito Austin Rating

Jundiaí recebe selo de bom pagador de agência de risco de crédito Austin Rating

Depois de receber a prefeitura, em 2017, com as finanças deterioradas e o município com dívidas, a Administração atual promoveu um forte ajuste nas contas públicas com a redução de secretarias, revisão de contratos e cortes em cargos em comissão, visando a retomada do equilíbrio entre os gastos e a receita arrecadada. Passados dois anos, o governo municipal registrou uma melhora significativa nos seus índices financeiros no balanço de 2018 e, com isso, demonstrou forte capacidade de honrar os seus compromissos financeiros, segundo a Austin Rating, agência de classificação de risco responsável pelo estudo.

A Austin atribuiu nota brAA- (“duplo A”) para o município e elevou a perspectiva de “estável” para “positiva”. Isso significa que há poucas chances de a Administração não pagar fornecedores, funcionários e instituições financeiras. A escala de notas de rating, que indica a incapacidade da instituição honrar seus compromissos fiscais e financeiros, vai de C até o triplo A, que é a nota máxima, que aponta elevada capacidade de honrar compromissos. Jundiaí está a um passo de alcançar a nota máxima nesta escala.

Responsabilidade fiscal

O prefeito Luiz Fernando Machado destacou que a responsabilidade fiscal e a credibilidade do Município diante dos agentes econômicos reflete na qualidade de vida dos moradores. “Ao atrair mais empresas e investimentos, aumentamos a receita e conseguimos devolver à população os tributos pagos em forma de serviços de qualidade”, disse. “Recentemente, fomos reconhecidos por uma das mais importantes revistas especializadas em economia do mundo como um excelente lugar para investir e esses fatores somados são a base do desenvolvimento de nossa cidade”, completou.

A estabilidade na relação com o Poder Legislativo também contribui para a aprovação de medidas encaminhadas pelo Executivo e o cumprimento dos indicadores de desempenho da Lei de Responsabilidade Fiscal, também são fatores importantes. “Trabalhamos para recuperar a credibilidade do Município por meio de um ajuste fiscal rigoroso e esse trabalho começa a apresentar os primeiros resultados. Um exemplo é a aprovação de uma operação de crédito de R$ 174 milhões para o programa ‘Avança Jundiaí’, que inclui investimentos que vão melhorar os serviços prestados à população em áreas prioritárias como Saúde, Educação e Segurança”, pontuou o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

Leia também

obras-de-asfalto-na-rua-da-varzea_c_-36

Programa “Mais Asfalto” beneficia várias regiões de Jundiaí

  Desde o domingo  (11), a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com