Home / Destaque / Jundiaí sobe e fica em 12º posição entre as cidades mais competitivas do Brasil

Jundiaí sobe e fica em 12º posição entre as cidades mais competitivas do Brasil

Jundiaí é a 12ª cidade mais competitiva do país. É o que revela a segunda edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, divulgado nesta segunda-feira (22). O estudo avalia 411 municípios brasileiros (com mais de 80 mil habitantes) a partir de diferentes indicadores como inovação e dinamismo, educação, saúde, sustentabilidade fiscal, saneamento, segurança, entre outros. Na primeira edição do ranking, Jundiaí ocupou a 13ª colocação.

“Jundiaí se destaca em diferentes estudos e rankings que mostram nossa potência perante o Brasil e o mundo, uma cidade que destinará em seu orçamento para o ano que vem mais de 50% para Educação (28,93%) e Saúde (26,24%), uma cidade que tem sido vitrine para outras várias do país que têm vindo aqui observar nossas boas práticas na gestão pública”, declara o prefeito Luiz Fernando Machado.

Luiz Fernando: “Jundiaí é vitrine para outras várias cidades do país que têm vindo aqui observar nossas boas práticas na gestão pública”
O Ranking de Competitividade dos Municípios é realizado pelo Centro de Liderança Pública e tem como objetivos incentivar a competitividade positiva entre os municípios, para melhorar o fornecimento de serviços públicos, além de ser uma ferramenta para o setor privado balizar decisões de investimentos produtivos.

“A definição de competitividade sob a ótica da gestão pública diz respeito à capacidade de planejamento, articulação e execução de políticas públicas que promovam o bem-estar e o desenvolvimento econômico, equilibrado com a sustentabilidade ambiental e social”, afirma o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi. “Nossas políticas sociais são efetivas e alcançam as pessoas que mais precisam dos serviços públicos, assim como nosso ambiente de negócios é propício ao empreendedorismo e o poder público estimula a desburocratização e a atração de empresas e empregos de forma permanente, fomentando o círculo virtuoso da economia, e sempre respeitando o meio ambiente.”

Outro destaque
O Ranking de Competitividade dos Municípios é dividido em três dimensões: instituições, sociedade e economia. Na dimensão sociedade (que agrupa pilares como acesso à saúde, qualidade da saúde, qualidade da educação, segurança, entre outros) Jundiaí aparece em quarto lugar.

Outros rankings
Jundiaí figura, pelo segundo ano consecutivo, na oitava colocação no ranking de cidades inteligentes e conectadas feito pela Connected Smart Cities – desenvolvido pela Urban Systems -, entre os municípios com população de 100 mil a 500 mil habitantes do Brasil e na quarta colocação entre as cidades paulistas.

Poder público estimula a desburocratização e a atração de empresas e empregos de forma permanente para Jundiaí
Em julho deste ano, Jundiaí foi eleita a cidade do Estado de São Paulo que possui a melhor qualidade de vida com o menor custo de impostos pagos pelo contribuinte. Em outras palavras, é o município que mais dá retorno em termos de serviços para sua população, a partir dos impostos pagos. Isso foi revelado pela 1ª Edição do Índice de Retorno do Tributo Municipal (IRTM).

Em fevereiro, Jundiaí ficou em 2º lugar no ranking do Índice de Desafios da Gestão Municipal 2021 (IDGM), da consultoria Macroplan, subindo três posições em comparação com o ano anterior. O estudo avalia as 100 maiores cidades brasileiras quanto à qualidade dos serviços essenciais entregues à população nas áreas de educação, saúde, saneamento e segurança.

Ainda no início de 2021, a Administração Municipal baixou um decreto instituindo a política de Governança Pública Municipal. Dessa forma, o governo institucionaliza suas políticas públicas para que elas não sejam interrompidas a longo prazo e nos serviços prestados à população.

Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com