Home / Destaque / Colsan de Jundiaí necessita com mais urgência de sangue tipos O+(positivo) e O- (negativo)

Colsan de Jundiaí necessita com mais urgência de sangue tipos O+(positivo) e O- (negativo)

Com a chegada do Inverno e as férias de meio de ano, os bancos de sangue entram em um período de baixa nas doações, justo no período em que mais necessitam de doadores, pois é quando aumenta a demanda por sangue e seus derivados em função do maior número de acidentes. Por isso, os bancos iniciam uma campanha de doação para suprir esta demanda.

Segundo explicou a gerente administrativa do Colsan de Jundiaí, Áurea Denigres, são dois período crítico no ano Julho e dezembro, Julho esta relacionado pelo fato de férias e inverno, porém com a chegado antecipada do frios as doações já começaram a diminuir, em dezembro esta relacionado a período de férias e festas se estendendo essa  queda até o carnaval. “Com a chegada antecipada do inverno já tivemos uma queda bem  significativa e necessidade neste momento é do tipo O+ (positivo) e principalmente o tipo O-(negativo)”, destacou.

Ela explica que, para tentar manter os estoques, a Colsan tem feito várias campanhas principalmente com empresas parceira, com a finalidade de que não haja falta de sangue para abastecer os hospitais e o Junho Vermelho reforça estas campanhas. “A população hoje já tem conhecimento em relação aos tabus, todo material utilizado é descartável não havendo nenhum risco de pegar alguma doença”, destacou observando que o perfil do doador na Colsan, por exemplo, é do sexo masculino, abrangendo todas as idades, inclusive os candidatos a doação com idade acima de 60 anos”.

 

Orientações

A doação de sangue é fundamental para equilibrar as reservas dos bancos de sangue. Praticamente indolor e extremamente seguro, o procedimento dura menos de uma hora e não causa efeitos colaterais. Em Jundiaí, a Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan) é a responsável pela captação do sangue e distribuição para hospitais e outros serviços de saúde em toda a região.

Para doar sangue é preciso: Portar documento oficial de identidade com foto (RG, carteira profissional ou carteira de habilitação); Ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita antes dos 60; Pesar acima de 50 Kg; Estar em boas condições de saúde; Estar alimentado, porém sem ter ingerido refeições pesadas (gordurosas); Não ter risco acrescido para doenças transmissíveis pelo sangue (usuários de drogas injetáveis e inalatórias, praticantes de sexo não seguro e vários parceiros sexuais, ou parceiros sexuais de portadores de aids ou hepatite).  Obs: o doador menor de 18 anos, quando acompanhado pelo responsável legal, deve levar cópia do documento de identidade de ambos e preencher autorização no momento da doação; se desacompanhado, precisa levar cópias dos documentos de identidade e o documento de autorização para doação com firma reconhecida em cartório.

 

Serviço

Colsan Jundiaí – Rua XV de Novembro 1848

Jundiaí – Tel: (11) 4521-4025.

Horário de coleta – Segunda a sábado das 7h30 às 12h30 (exceto feriado)

Estacionamento gratuito: Av. dos Ferroviários, 2100.

 

Leia também

ESPORTE – Louveira abre pré-inscrição para 23 modalidades de escolinhas esportivas nesta terça-feira (11)

Pré-Cadastro pode ser feito por formulário disponível no site da Prefeitura, telefone, e-mail ou whatsapp …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com