Uma liminar suspendeu a posse de 24 conselheiros municipais de saúde em Jundiaí (SP). A ação foi protocolada por três candidatos que se sentiram prejudicados pela mudança de local de votação com apenas uma semana de antecedência.
A votação seria no Centro de Referência do Idoso em Jundiaí (CRIJU), mas, por conta da quantidade de inscritos ser maior do que a capacidade do local, passou para o Ginásio do Bolão.
Com o impasse, a cidade já está há dois meses sem a atuação do Conselho Municipal de Saúde. O caso foi parar na Justiça depois que três conselheiros se sentiram prejudicados com a mudança de local.
O juiz responsável manteve a eleição, mas, através de uma liminar, determinou a suspensão da posse dos 24 conselheiros municipais de saúde que foram eleitos.
Dois candidatos que entraram na Justiça alegam que o aviso veio uma semana antes da eleição e, por isso, muitas pessoas não ficaram sabendo e, consequentemente, não foram para o local correto.
“Quando as pessoas vão pedir o voto para a pessoa, automaticamente eu vou lá com o dia que vai ser e a hora que vai ser. A pessoa vai chegar lá e já está na agenda dela que vai para tal lugar. Como é que você ia avisar para todas as pessoas? Isso desequilibrou o jogo democrático da eleição”, explica o candidato Joacir Ferreira da Silva.
(Fonte: G1)