Home / Destaque / Médico infectologista explica como combater a contaminação do Coronavírus
coronavirus

Médico infectologista explica como combater a contaminação do Coronavírus

Diante do surto do coronavírus que está sendo notificado no exterior, o médico infectologista de Várzea Paulista, Dr. Fernando Max da Conceição explica o que é o vírus, seus sintomas e dá dicas de prevenção para a população de Várzea Paulista.

Segundo o doutor, o coronavírus é responsável por quadros respiratórios causando desde casos leves, semelhantes à gripe comum, até outros mais graves que levam o paciente a desenvolver pneumonia, com falta de ar e levando à necessidade de realizar uma terapia intensiva. “No caso deste novo coronavírus descoberto na China, por ser um vírus novo e por ser o primeiro contato com seres humanos, os indivíduos se tornam suscetíveis a contrair o vírus devido à falta de imunidade”, explica.

Fernando esclarece que a contaminação pode ocorrer através das secreções respiratórias expelidas por um indivíduo já infectado, no momento em que este tosse ou espirra. Outra forma de contaminação é através de objetos que foram recentemente contaminados por essas secreções.

A população pode se prevenir da contaminação através do hábito de lavar frequentemente as mãos e higienizando-as com álcool gel. “Outra maneira que a gente preconiza é a chamada etiqueta respiratória, que é o hábito de cobrir o rosto com o braço ao tossir ou espirrar, que evita que as gotículas contaminadas se dispersem pelo ambiente”, conclui Dr. Fernando.

No Brasil não foi registrado nenhum caso até o momento, mas em caso de suspeita de contaminação, todas as Unidades de Saúde Básica (UBS) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Várzea Paulista estão à disposição do munícipe.

Leia também

Pacientes que superaram coronavírus doam plasma para salvar vidas

Pacientes que superaram coronavírus doam plasma para salvar vidas

Diana Berrent deixou para trás sua quarentena pelo coronavírus e agora está ansiosa para se …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com