Home / Brasil / Mineradora Vale encontra “anomalia” em barragem e aciona emergência

Mineradora Vale encontra “anomalia” em barragem e aciona emergência

General view from above of a dam owned by Brazilian miner Vale SA that burst, in Brumadinho, Brazil January 25, 2019. REUTERS/Washington Alves

A mineradora Vale acionou, na manhã desta quinta-feira (30), o protocolo de emergência de nível 1 da barragem Taquaras, da Mina Mar Azul, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte. Segundo a empresa, a decisão “preventiva” foi tomada após técnicos detectarem “anomalias” na estrutura.

A escala de emergência vai de 1 a 3, sendo que só é necessário retirar os moradores de casa a partir do nível 2. No protocolo adotado, a companhia deve adotar medidas para corrigir possível falhas encontradas na estrutura.

A empresa afirma que não há risco de rompimento. A companhia destacou, ainda, que não há moradores vivendo nas regiões mais próximas à barragem, uma vez que a população foi retirada das casas em fevereiro do ano passado devido ao acionamento do nível 2 da barragem B3/B4, da Minas Mar Azul.

A mineradora também informou que a barragem Taquaras recebeu em março deste ano a declaração de estabilidade, mas após a decisão de mudança do nível a declaração volta a ser negativa.

A reportagem procurou a Vale para saber qual anomalia foi encontrada, mas ainda não teve retorno.

(Fonte: R7)

Leia também

Henrique Meirelles: "Vamos começar pelo oeste do Estado, em cidades com menor densidade e maior capacidade de atendimento hospitalar." (Governo do Estado de São Paulo/Divulgação)

Reabertura da economia não será para Grande São Paulo, e sim no interior de São Paulo diz Meirelles

Nesta segunda-feira, o governador João Doria disse que a flexibilização da quarentena no estado acontecerá …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com