Home / Destaque / Monitoramento por câmeras de segurança ajuda a solucionar crimes em SP

Monitoramento por câmeras de segurança ajuda a solucionar crimes em SP

Quem entra ou sai de carro em cidades do estado de São Paulo (SP) está sendo monitorado por câmeras. O sistema de segurança está em cerca de 30 municípios e é usado como ferramenta pela polícia.

São 1.100 câmeras instaladas em municípios da grande São Paulo, litoral e no interior do estado. A maior parte dos equipamentos está na região de Jundiaí. A “muralha virtual” registra a passagem de milhares de veículos por dia.

O monitoramento gera um banco de dados que pode ser analisado de várias formas: desde a indicação do caminho percorrido por um suspeito até o cruzamento de um veículo com uma ou mais ocorrências.

“A troca de informações é muito rápida. Você não precisa ligar para uma cidade, ligar para ver o que está acontecendo”, explica Paulo Sérgio Giacomelli, gestor de Segurança de Jundiaí.

Das quase 30 cidades que usam o sistema, Campinas é a mais populosa, com 1,1 milhão de habitantes. As informações dos veículos usados em crimes são compartilhadas para a investigação de crimes.

“A investigação precisa de tecnologia. Então, essas informações chegando dessa forma, com qualidade e com velocidade, não há dúvida que a Polícia Civil consegue desenvolver um trabalho melhor”, conta o delegado Luís Carlos Duarte.

A troca de informações entre as cidades é inédita no país, segundo o professor de segurança pública Rafael Alcadipani.

“Esse exemplo que a gente está vendo aqui é um exemplo da polícia do futuro, aquela que estabelece padrões criminais, vai em cima de casos específicos.”

(Fonte: G1)

Leia também

Anvisa libera CoronaVac para crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos

Agência vetou dose para menores imunossuprimidos A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com