Home / Cultura / Moradora de Jundiaí tem texto publicado em e-book gratuito, que ajuda mulheres na luta contra o câncer

Moradora de Jundiaí tem texto publicado em e-book gratuito, que ajuda mulheres na luta contra o câncer

A moradora de Jundiaí Estela Cristina de Medeiros Salvadori é uma das 26 mulheres convidadas que assinam relatos emocionantes diante do desafio vivenciado por cada uma delas na luta contra o câncer. “A vida é muito curta para tomar vinho ruim. Não precisamos ser fortes o tempo todo. Podemos chorar, fraquejar, ter raiva, mas só não podemos desistir. É normal fraquejar, somos humanas, mas temos de olhar a situação de frente, com ação e humildade e aprender. Ter atitudes positivas e bom humor torna a jornada mais leve. E ter fé ajuda a não desistir”, traz um trecho do seu texto. A coletânea, de reflexão e ajuda, está no e-book Mulheres Verdadeiras . A organização da publicação é do Grupo SOnHe – Sasse (Grupo Sasse Oncologia e Hematologia), de Campinas, em comemoração ao Outubro Rosa, com intuito de criar uma rede de apoio.

Estela é uma paciente com câncer de mama metastático e segue com um tratamento para controlar a evolução da doença. É assistida, pela oncologista Susana Ramalho, que integra a equipe do SOnHe. Estela destaca que o serviço de saúde humanizado oferece excelência no cuidado oncológico por meio de uma equipe inovadora e comprometida com o ser humano. “Foi então, por meio desse contato médico-paciente, que a Dra. Susana me convidou a escrever um texto sobre meus medos, aflições, inspirações e motivações. É inspiradora a forma humanizada que o tratamento é feito por esses médicos. Tenho orgulho de fazer parte disso e, ainda, poder passar uma mensagem para outras mulheres”, ressalta.

Em seu relato, no e-book, Estela partilhou sua experiência pessoal no enfrentamento à doença. “Quero ajudar as pessoas. Esse é o meu propósito. Não tenho uma fórmula mágica, mas se ajudar contando como faço para viver com a doença e inspirar outra pessoa, já valeu a pena”, completa.

O prefácio do e-book é assinado pela diretora executiva do SOnHe, Renata Sasse. “Temos certeza que esses textos vão tocar várias mulheres que têm, muitas vezes, os mesmos medos e aflições e não possuem coragem de expressar”, escreve. “Com ou sem câncer, queremos, com o livro, ressignificar algumas mulheres, construir uma rede, que seja simples, on-line e, com as histórias, que possam ajudar umas às outras”, continua.

Ao final do prefácio, Renata agradece às mulheres participantes do projeto e estimula ações práticas para ampliar a conscientização e instrumentos que promovam a maior conscientização e antecipem a detecção de casos. “Não adianta só iluminar de rosa os lugares. É preciso ter um propósito, uma causa verdadeira sendo defendida. E Mulheres Verdadeiras é a prova de que é possível, tocarmos a alma de outras pessoas, de maneira lúdica e linda e conscientizando sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer, qualquer que seja o tipo de câncer”, finalizou.

O e-book Mulheres Verdadeiras tem ilustrações de Ana Lima, jovem universitária campineira, ainda em formação em biologia molecular que mora na Holanda.

Leia também

Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil®

INSS divulga calendário de pagamentos de benefícios em 2021

A partir da quarta-feira (2), mais de 35 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com