Home / Destaque / Moradores reclamam da falta de vacina contra o sarampo em Jundiaí

Moradores reclamam da falta de vacina contra o sarampo em Jundiaí

Moradores de Jundiaí estão reclamando da falta da vacina de sarampo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade.

A preocupação é que o município está na lista das cidades com surto da doença. De acordo com a prefeitura, o número de casos de sarampo aumentou para 12.

Um morador da cidade contou que foi a três postos de saúde e não conseguiu se vacinar. Oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) confirmaram que não tinham vacinas disponíveis.

Ainda conforme a prefeitura, um novo lote de vacinas foi recebido por conta da alta procura.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maria do Carmo Possidente, explica que já receberam a vacina, porém em uma quantidade reduzida.

“Estamos distribuindo. Algumas unidades ainda estão recebendo vacina, vão receber nesta segunda-feira, no período da tarde, porque nós recebemos na sexta-feira, no final da tarde. Mas a procura pela população está sendo muito grande também, então isso faz com que aquilo que está sendo distribuído, rapidamente seja utilizado.”

Para saber se há vacina disponível, Maria do Carmo orienta que os moradores procurem as UBSs da cidade.

“Neste momento é difícil ter a certeza de ter a vacina [nas UBSs], porque às vezes ele [morador] vai ligar e o funcionário vai dizer que tem, mas a procura foi grande e quando ele chegar na unidade pode ser que já tenha acabado”, esclarece.

A enfermeira reforça que o Ministério da Saúde fez uma compra grande de vacina e que acredita que a situação vai ser resolvida nos próximos dias.

“A vacina é comprada pelo Ministério da Saúde, então nesta situação de surto é difícil a gente dizer o motivo dessa falta. Além disso, existe um trâmite legal par a compra de vacina. Você compra, a vacina chega, vai passar pela avaliação do Instituto Nacional de Controle de Qualidade, depois vai ser distribuída aos estados, as regionais, até chegar no município. Então tudo isso tem um tempo”, explica.

(Fonte: G1)

Leia também

batom 2

Tendências lançadas para os lábios no Verão 2020!

As tendências trazem batons em cores contrastantes. Do vermelhão, ao nude e ao rosa pink! …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com