Home / Destaque / Morcego infectado com raiva é encontrado no bairro Água Doce em Jundiaí

Morcego infectado com raiva é encontrado no bairro Água Doce em Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí (SP) divulgou nesta terça-feira (21) que mais um morcego infectado com raiva foi encontrado na cidade. O caso foi registrado no bairro Água Doce e é o quarto confirmado em Jundiaí.

Por conta disso, equipes da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) fazem uma ação preventiva na região do Água Doce a fim de identificar novos focos, além de conferir a vacinação dos animais domésticos dos moradores.

De acordo com o veterinário da UVZ, Luis Gustavo Grijota Nascimento, os outros animais infectados com raiva foram localizados nos bairros Parque Centenário (dois nos dias 7 de janeiro e 8 de março) e Champirra (29 de março). A situação evidencia a circulação do vírus nas espécies silvestres.

Ainda segundo o veterinário, as principais medidas preventivas passam pela vacinação dos animais domésticos e cuidados quando ocorre a localização dos morcegos em situação não usual.

A vacinação contra a raiva pode ser realizada por um médico veterinário de confiança do proprietário do animal ou gratuitamente na UVZ, que fica na Rua dos Bandeirantes, 375.

Os morcegos são protegidos pela Lei Federal 9.605 de fevereiro de 1998 e, portanto, não devem ser caçados ou mortos.

No ano de 2018, Jundiaí localizou outros três morcegos positivos para a raiva (Torres de São José, Santa Clara e Vila Rami). No mesmo ano, cinco bovinos foram mortos pela doença, na região do Rio Acima e Champirra.

Mais informações junto à Unidade de Vigilância de Zoonoses de Jundiaí podem ser obtidas pelo telefone (11) 4521-0660.

Fonte:G1

Leia também

Rodrigo Garcia anuncia R$ 53 milhões para o Hospital São Vicente e novo complexo viário

Acompanhado pelo prefeito Luiz Fernando Machado, o vice-governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com