Home / Brasil / Mudanças no rotativo do cartão de crédito entrarão em vigor nesta segunda (3)

Mudanças no rotativo do cartão de crédito entrarão em vigor nesta segunda (3)

 

 Com a restrição de uso do rotativo, segundo analistas, o cliente tende a quitar o saldo devedor à vista ou então optar por uma opção de financiamento mais barata. Os bancos também esperam que a mudança ajude a reduzir a inadimplência

A partir da próxima segunda-feira, 3 de abril, entrarão em vigor as mudanças para o uso do rotativo do cartão de crédito. Contudo, as mudanças por si só, dificilmente diminuirão a inadimplência. Afinal, por mais que o valor total da dívida seja diminuído, as parcelas mensais acabarão sendo iguais ou até mesmo maiores do que o valor mínimo da fatura. Ou seja, no orçamento mensal do consumidor, a diferença será quase nula.

Atualmente, o consumidor deve fazer o pagamento mínimo (15% do valor da fatura) até o vencimento para não ficar inadimplente. O restante da dívida, acrescido de juros, é cobrado no mês seguinte e o consumidor pode fazer o pagamento mínimo novamente, mês a mês, gerando a famosa “bola de neve” do rotativo do cartão de crédito.

Com a mudança, a partir de 3 de abril o consumidor só poderá fazer o pagamento mínimo por um mês. Depois disso, o banco ou a instituição financeira será obrigada a oferecer uma linha de crédito para que parcele o saldo devedor com juros menores do que os do rotativo, gerando uma dívida total menor.

Juros do parcelamento – Enquanto o Crédito Rotativo têm juros que podem chegar a mais de 450% ao ano, as faturas com vencimento a partir de 03/05/2017 terão como opção a possibilidade de parcelar o saldo devedor em 4, 8, 12, 16, 20 ou 24 meses, com taxa de juros entre 3,30% a 9,90% ao mês.

Com a restrição de uso do rotativo, segundo analistas, o cliente tende a quitar o saldo devedor à vista ou então optar por uma opção de financiamento mais barata. Os bancos também esperam que a mudança ajude a reduzir a inadimplência, já que permite ao titular pagar a dívida em prestações acessíveis.

 

Leia também

Covid-19: Profissionais da Saúde devem se atentar para documentação necessária à vacinação

O agendamento de vacinas contra a infecção causada pelo Novo Coronavírus para os profissionais que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com