Home / Região / Municípios da AUJ discutem saúde na região

Municípios da AUJ discutem saúde na região

Representantes das secretarias de Saúde dos sete municípios da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ) se reuniram nesta terça-feira (07), em Campo Limpo Paulista, para discutir temas como zika vírus e Política Nacional de Atenção Básica.

O médico virologista do Hospital Universitário, Saulo Duarte Passos, apresentou o ‘Projeto Zika: Coorte Jundiaí’, que teve início em 2006, com o foco de estudar a transmissão vertical (da gestante para o bebê) do vírus Zika e as repercussões físicas e mentais, tanto no organismo materno como no organismo das crianças que serão acompanhadas durante cinco anos em ambulatório especializado.

Já participaram desta pesquisa 745 gestantes e nasceram 713 crianças, sendo 26 delas com microcefalia e que estão em acompanhamento mensal em ambulatório. De Campo Limpo Paulista fazem parte da pesquisa 32 mulheres e seus bebês, mas nenhum deles com microcefalia. Toda pesquisa é coordenada pelo professor Dr. Saulo Duarte Passos, titular do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina de Jundiaí, médico pediatra e virologista.

O estudo conta com o apoio da Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e London School of Hygiene and Tropical Medicine, além de mais três parceiros internacionais e 11 parceiros nacionais.

Para o diretor de Atenção à Saúde de Campo Limpo Paulista, Darcy Mantovani Junior, esses encontros com os demais municípios são essenciais para promover um trabalho alinhado entre a AUJ. “Esse entrosamento e troca de informações é importantíssimo para que possamos desenvolver ações e trabalhar questões em comum juntos.”

A reunião acontece mensalmente entre as cidades de Campo Limpo Paulista, Jundiaí, Itupeva, Jarinu, Cabreúva, Várzea Paulista e Louveira.

Leia também

Brasil tem 12,6 mil novas infecções por Covid-19 em 24h

De sabado para domingo, 99 pessoas perderam a vida O Brasil registrou 12.613 novos casos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com