Home / Região / Museu Solar do Barão passa a ser administrado pela Prefeitura de Jundiaí

Museu Solar do Barão passa a ser administrado pela Prefeitura de Jundiaí

Foto: Divulgação / Prefeitura de Jundiaí

O Museu Solar do Barão, um dos principais patrimônios históricos de Jundiaí (SP), agora pertence à cidade. Após um acordo, o museu fica sob a administração da prefeitura, o que vai permitir parcerias e uso de recursos públicos para o restauro dele.

Anteriormente, o prédio era alugado e pertencia a uma instituição religiosa católica. O museu guarda parte da história da cidade, com escritos e peças de um tempo em que os barões eram donos de terras e de imóveis.

O Museu Solar do Barão foi transferido para o atual prédio em 1982. Desde então, a prefeitura pagava um aluguel anual de R$ 360 mil ao proprietário, a Associação União Beneficente das Irmãs de São Vicente de Paulo. Foi uma parceria assinada nos últimos dias que escreveu um novo capítulo na história de Jundiaí.

“Nós cedemos esse espaço à associação, que, em troca, cedeu todo o espaço do Solar do Barão, que hoje abriga o Museu Histórico Cultural ao município. E, de fato, isso era relevante para preservamos a história e a cultura de nossa cidade”, explica o gestor de cultura de Jundiaí, Marcelo Peroni.

Com o acordo firmado, além de toda a economia gerada, o prédio poderá passar por restaurações que antes não podiam ser feitas, como recuperar pinturas de época e a parte estrutural do imóvel, por exemplo.

O museu conta com um jardim no meio do prédio de 1.600 metros quadrados. Ele é descoberto aos poucos e vem revelando um passado cada vez mais presente na vida de quem passa por Jundiaí.

“É uma relação jardim-estrutura, jardim-arquitetônica e é uma relação de conhecimento. Então, o sentimento de pertencimento da população em relação ao Solar é enorme”, comenta o diretor de museus de Jundiaí, Paulo Vicentini.

(Fonte: G1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com