Home / Saúde / Iniciativa do Hospital São Vicente inspira programa de reforma de camas com mão de obra dos reeducandos no CDP

Iniciativa do Hospital São Vicente inspira programa de reforma de camas com mão de obra dos reeducandos no CDP

Acolha rende frutos
INa manhã desta sexta-feira, dia 08, foi formalizada a entrega da Oficina Escola “Projeto Aconchego”, no Centro de Detenção Provisória de Jundiaí (CDP). O programa, que tem total apoio da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” – Funap, visa capacitar reeducandos da unidade penal para o conserto de camas hospitalares, destinadas a pacientes carentes em internação domiciliar. A ideia surgiu a partir de uma visita do diretor do estabelecimento penal, Alexandre Apolinário de Oliveira, ao Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), realizada em fevereiro de 2020.

“O Matheus – refere-se ao superintendente do HSV – me apresentou o projeto Acolha um Quarto, Conforte Vidas e me mostrou as melhorias que estavam sendo realizadas no hospital. Dentre elas, a substituição de camas. Foi aí que surgiu a ideia de atrelar o conserto de unidades que seriam descartadas, ampliando sua vida útil para o uso em outras situações, a um projeto de ressociação”, relembra Apolinário. O projeto “Acolha um Quanto, Conforte Vidas”, lançado em março de 2019, tem possibilitado a reforma dos 72 quartos e banheiros do hospital centenário com a ajuda de pessoas físicas e iniciativa privada.

“Nos sentimos honrados por nosso projeto render bons frutos, inspirando iniciativas como esta do CDP que irá beneficiar toda a nossa comunidade. Também cumprimos assim um importante papel social, ajudando na formação da população carcerária, que ao cumprir sua pena, terá uma formação”, diz Matheus Gomes.

O Projeto Aconchego irá capacitar oito turmas diferentes, cada uma com 16 alunos, em auxiliar de metalurgia. A carga horária será de 160 horas, durante 40 dias letivos. De início, serão arrumadas 86 camas, cujas primeiras unidades devem ficar prontas na segunda quinzena do mês que vem. A iniciativa tem a doação de insumos e professores custeados pela Sociedade Vicentina São Vicente de Paulo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com