Home / Destaque / Hemocentro da Unicamp realiza campanha de cadastramento de doadores de medula óssea, em Jundiaí, neste sábado ( 7) no Grendacc

Hemocentro da Unicamp realiza campanha de cadastramento de doadores de medula óssea, em Jundiaí, neste sábado ( 7) no Grendacc

Jundiaí vai receber mais uma grande campanha de cadastramento de doadores voluntários de medula óssea. Desta vez o evento será organizado pelo Hemocentro da Unicamp, em parceria com o Hospital da Criança do Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer). O evento ocorrerá no próximo dia 07 de abril – Dia Mundial da Saúde, das 09 às 13 horas, no saguão do Hospital. Serão coletados quatro mililitros de sangue de cada interessado em se cadastrar, lembrando que o cadastro é permanente, portanto, quem já se cadastrou em campanhas anteriores, em qualquer localidade, não precisa efetuar o cadastro novamente.

Segundo explica o gestor de Suporte e Qualidade do Grendacc, Daniel Thomé Catalan, a iniciativa surgiu do fato de que não há um serviço de coleta permanente em Jundiaí, tornando necessária a realização de campanhas locais periódicas. “Já temos alguns anos da última campanha em Jundiaí, com centenas de cadastros efetuados. A meta, agora, é cadastrar cerca de 500 pessoas”, destaca ele, lembrando que é um procedimento rápido e muito simples.

Para se cadastrar é preciso ter entre 8 e 54 anos; – Estar em bom estado de saúde. Na oportunidade da doação não é preciso estar em jejum. Também não há necessidade de agendamento, bastando levar RG, CPF, nome e telefone de duas pessoas para contato. “Em caso de compatibilidade, vale lembrar que o procedimento é totalmente seguro e as células doadas se refazem rapidamente, não oferecendo risco ao doador”, reforça o gestor.

O Grendacc fica na avenida Olívio Boa, 99, Parque da Represa, em Jundiaí. Interessados em mais informações poderão comparecer no dia do cadastramento e esclarecer todas as dúvidas com profissionais que estarão à disposição para o atendimento.

Entendendo a doação

Para entender como funciona a doação ou o transplante de medula óssea, antes é preciso saber algumas informações mais técnicas. Como por exemplo, o que é medula óssea.

O que é medula óssea?

A medula óssea é um tecido gelatinoso encontrado no interior dos ossos. Ela é responsável pela fabricação das células sanguíneas (hematopoese) – plaquetas, glóbulos brancos (leucócitos) e glóbulos vermelhos (hemácias). É importante destacar que medula óssea é diferente de medula espinhal. A medula espinhal fica no interior da coluna vertebral e transmite os impulsos nervosos.

Conhecida popularmente como “tutano”, a medula é formada por uma grande quantidade de células-mãe ou progenitoras, que exercem a função de originar todas as células sanguíneas.  As células-mãe sofrem autorrenovação ou se diferenciam e passam por diversos estágios de amadurecimento, antes de migrarem para o sangue.

Quem necessita de um transplante de medula óssea?

O transplante de medula óssea é indicado para o tratamento de doenças que comprometem o funcionamento da medula, assim como doenças hematológicas, imunodeficiências, doenças genéticas hereditárias, alguns tumores sólidos e doenças autoimunes.

 

 

Leia também

Louveira: Biblioteca Pública reabre para empréstimo de livros depois de dois meses fechada durante a pandemia

Em função da pandemia, atendimento para a população é feito sem acesso ao interior do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com