Home / Destaque / Novembro Azul: mês mundial de combate ao câncer de próstata
novembro azul 2

Novembro Azul: mês mundial de combate ao câncer de próstata

No Brasil, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata. Segundo explica o Dr. Anuar Mitre, urologista da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), o câncer de próstata é muito frequente, atingindo um em cada oito homens, mas o diagnóstico pode ser feito com facilidade em fase inicial da doença com grande possibilidade de ser curado. “Os cânceres de próstata avançados respondem bem a tratamento, mas podem ser apenas controlados prolongando a vida desses pacientes apesar de efeitos adversos muito importantes”, destaca.

anuar mitre

Em sua avaliação, os homens estão mais conscientes do que no passado o que tem possibilitado o diagnóstico precoce. “O Preconceito já é coisa do passado. Dificilmente um homem vai se negar a fazer uma avaliação de próstata. Graças às campanhas anuais, os homens hoje estão bem mais conscientes da responsabilidade de se cuidarem para minimizar sofrimento e uma ausência precoce.

Ele orienta que Todo homem com 50 anos ou mais deverá procurar anualmente um urologista para fazer a avaliação da sua próstata. Basta procurar um urologista uma vez ao ano que por meio do exame da próstata e um exame de sangue chamado PSA (antígeno prostático específico) pode detector precocemente um câncer de próstata. “Se surgir de um ano para outro, certamente estará sendo diagnosticado numa fase bem inicial”.

Leia também

enfeites_natalinos_18-7

Oficina ensinará a confeccionar enfeites para o Natal em Jundiaí

O Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (SP) abriu inscrições, nesta quinta-feira (14), para a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com