Home / Destaque / Novembro Roxo: Hospital Universitário realiza a 1ª Expo Canguru

Novembro Roxo: Hospital Universitário realiza a 1ª Expo Canguru

Consegue imaginar um bebê pesando menos de 750 gramas? São 340 mil nascimentos de prematuros no Brasil todos os anos, 11,5% do total de nascidos. O percentual está acima da média mundial de 10%, segundo a Pesquisa Nascer no Brasil – Fiocruz 2016. O dia 17 de novembro é lembrado como o Dia Mundial da Prematuridade e, por essa razão, foi instituído como o Novembro Roxo. Quatro semanas durante as quais hospitais e órgãos de saúde do Brasil todo se mobilizam em campanhas que visam reduzir o número de bebês prematuros.

No Hospital Universitário são 22 bebês por mês, ou 7% dos nascidos. Classifica-se que um bebê prematuro quando ele não atinge as 40 semanas de gestação e nasce com 37 semanas ou menos. Quando os bebês nascem com estas características é prontamente atendida na UTI Neonatal da Instituição.

prematuros 2

prematuros

Por conta do Dia da Prematuridade, o HU vai realizar a partir do dia 18 de novembro, para seus colaboradores, a 1ª Expo Canguru. Serão cinco dias de feira, onde serão montadas estações com leitos de unidade de terapia intensiva neonatal e demonstrado as fases do método canguru da instituição (momento psiu, banho de sol, contato pele a pele).

De acordo com a enfermeira da UTI Neonatal, Cristiani Pavani Bini o método Canguru é um modelo de assistência ao recém-nascido prematuro e sua família, internado na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal, voltado para o cuidado humanizado que reúne estratégias de intervenção biopsicossocial.

O evento vai ocorrer até dia 22, a partir das 8h na instituição.

Leia também

Dr. Eliseu (2)

Aprovado projeto do Dr. Eliseu sobre proibição do narguilé

Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Várzea Paulista realizada na última terça-feira, dia 10 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com