Home / Destaque / Número de queimadas em Várzea Paulista até maio supera total de cada um dos últimos cinco anos

Número de queimadas em Várzea Paulista até maio supera total de cada um dos últimos cinco anos

Até agora, já há 34 ocorrências em 2018 em Várzea Paulista; em todo o ano passado, por exemplo, houve 21 focos de incêndio

 Até agora, 2018 registrou 34 ocorrências de queimadas em terrenos varzinos. Segundo a Defesa Civil de Várzea Paulista, o número superou os totais de cada um dos anos de 2013 (31), 2014 (27), 2015 (11), 2016 (23) e 2017 (21). “A maior parte das ações é resultante de atos criminosos, como colocar fogo em móveis, e 99% das ocorrências se dão à tarde, quando a temperatura é mais alta. As chamas se alastram. As queimadas causam a queda da umidade do ar, em toda a cidade, e, assim, problemas respiratórios, mortes de animais silvestres, entre outros problemas”, explica o coordenador do órgão, Cristiano Vargas.

Por se tratar de um crime ambiental, passível de multa prevista na legislação municipal, as queimadas podem ser denunciadas à Guarda Municipal Ambiental, 24 horas por dia, todos os dias, pelos telefones 153, 0880 7700 811, ou o WhatsApp 981004586. “Após essa sinalização, a Defesa Civil pode acionar, quando possível, os bombeiros voluntários ligados a ela, e, na ausência deles, avalia o risco e contata os bombeiros militares do Batalhão localizado em Jundiaí”, relata o coordenador.

Segundo o gestor, a umidade do ar, neste momento do ano, está bastante baixa e os munícipes precisam buscar umedecer o recinto em que se encontram, para reduzir o problema. “É possível deixar uma toalha molhada no quarto ou usar um recipiente com água, por algum tempo. Dessa forma, o ambiente fica um pouco mais úmido”, explica Vargas.

Leia também

Ômicron: Anvisa pede dados sobre vacinas já autorizadas no país. Agência alerta que momento é de cautela para a população

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou nesta quarta-feira (1º) que solicitou às desenvolvedoras …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com