Home / Destaque / O tempo não para: Como envelhecer com qualidade de vida?

O tempo não para: Como envelhecer com qualidade de vida?

Com duas datas para serem comemoradas, 27 de setembro como Dia nacional do Idoso e 1º de outubro, Dia Internacional, o idoso tem tido um papel importante nos dias atuais. Hoje é comum vê-los em franca atividade profissional, com responsabilidades e contribuindo na renda familiar, realizando atividades físicas e outras ações. Mas, o problema é: Estamos preparados? Como estamos nos organizando para cuidar de nossos idosos? Será esse o maior desafio do século XXI?

Na avaliação dos especialistas em geriatria, a sociedade, assim como o poder público têm que garantir condições de saúde e autonomia dessas pessoas e alertam que é preciso traçar uma perspectiva do curso de vida, pois os idosos querem envelhecer mantendo a independência e a qualidade de vida. “Se nós chegarmos bem aos 80 anos, continuaremos a ser um recurso para a sociedade, se ela se preparar para tal. O problema está naquele idoso que entra em declínio. Aí sim o envelhecer é um fardo”, destacou o geriatra Alexandre Kalache.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por volta de 2025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta, que faz com que a sociedade volte as atenções ainda mais a este público, que necessita de atenção e carinho, além de cuidados para que tenham qualidade de vida.

Apesar de o Brasil ter conseguido um grande com a Política Nacional do Idoso, através doEstatuto do Idoso, ainda há muito que fazer pelos idosos, que ainda sofrem de preconceitos, maus tratos e abandonos. Mas, também cabem a eles, querer uma vida mais saudável, fazer exercícios físicos, alimentação saudável e consultas regulares ao serviço de saúde.

 

 

Leia também

Floral 2

Estampa Floral: A Tendência que é a Cara da Primavera

Assim, uma tendência volta sempre com força para nosso armário: a estampa floral. Delicada e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com