Home / Destaque / Obesidade é um problema de saúde pública no mundo

Obesidade é um problema de saúde pública no mundo

Ugly fat man eats pizza sitting on the sofa

No dia 10 de outubro é comemorado o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um em cada oito adultos em todo o mundo, são obesos. Os dados são alarmantes, já que segundo a pesquisa, em 2025, 2,3 milhões de pessoas estejam com sobrepeso. No Brasil, 55,7% da população adulta tem excesso de peso e 19,8% é obesa, de acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas.

Na opinião da nutricionista Flavia Terciano, a obesidade é um problema de saúde pública. “Em todos os casos, o ideal é procurar um nutricionista. Dá para emagrecer sem recorrer a extremismos nutricionais”, aponta a profissional que faz algumas orientações, entre as quais, aumentar o consumo de alimentos in natura: frutas, legumes, verduras. “Além de darem saciedade, você terá uma alimentação muito mais rica em nutrientes”, alerta. Reduzir o consumo de frituras e alimentos gordurosos também tem um efeito positivo na perda de peso, além de ser prejudicial para o sistema cardiovascular. “Nosso organismo emite sinais quando estamos com fome. Assim como devemos respeitar nosso sinal de saciedade e não consumir mais do que o necessário. Para isso podemos nos alimentar devagar, mastigando bem os alimentos e saboreando nossa refeição”.

Outros cuidados, como evitar o consumo exagerado de doces e líquidos durante as refeições, além é claro de realizar atividades físicas.

Leia também

Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil®

INSS divulga calendário de pagamentos de benefícios em 2021

A partir da quarta-feira (2), mais de 35 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com