Home / Destaque / Operação Natal: GM de Jundiaí reforça a segurança da população

Operação Natal: GM de Jundiaí reforça a segurança da população

O policiamento comunitário realizado diariamente pela Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) foi intensificado a partir deste sábado (1). O diferencial deste ano é a presença das equipes que atuam junto ao Projeto Centro Seguro, com base móvel instalada na Praça Governador Pedro de Toledo – próximo à Catedral Nossa Senhora do Desterro – que visa garantir a segurança e o bem-estar da população, comerciantes, e também daqueles que se dirigem a Jundiaí para efetuar as suas compras de Natal e conferir as festividades de final do ano. A atuação ocorre integrada com a 1ª Companhia do 49º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI).

Viaturas e motocicletas percorrerão ininterruptamente as principais vias da cidade, principalmente durante o período noturno. A Guarda Municipal atuará em diversas frentes, com o acompanhamento feito em tempo real pelos profissionais da Central de Monitoramento Eletrônico de Câmeras – Olho Vivo; Centro de Operações Táticas (COT), e o sistema inteligente OCR.

As equipes do Canil permanecerão no Calçadão da Rua Barão de Jundiaí, ruas paralelas e transversais, conferindo a movimentação da volta para casa e também dos comerciários que trabalharão no período noturno, principalmente em direção ao Terminal Central Urbano. Guardas estarão à disposição da comunidade principalmente no atendimento a uma possível situação mais emergencial.

Rondas serão intensificadas na região central e nos centros comerciais: vilas Arens, Rami, Hortolândia, bairros da Ponte São João e Parque Residencial Eloy Chaves, rua do Retiro, avenidas Nove de Julho e Jundiaí, com viaturas em circulação e também estacionadas em pontos estratégicos.

O subinspetor Paulo Henrique Munhoz, responsável pela Divisão Operacional, informa que as atividades durante o período de funcionamento em horário especial do comércio local terão início logo às 8h, de segunda a sexta-feira, e se estenderão até as 23 horas. “Aos sábados e domingos o patrulhamento reforçado vai acontecer até as 19 horas, além das ações diárias que acontecem durante o ano todo. No dia 24 de dezembro (véspera do Natal), as equipes específicas se manterão nas ruas até as 19 horas, prosseguindo com as demais no período noturno.”

Centro Seguro orienta

Para garantir o bem-estar de todos, o GM Cláudio Ribeiro Da Matta, coordenador do Projeto Centro Seguro, reforça algumas dicas de segurança: Atenção especial com as crianças para que não se percam em meio à multidão e devem estar sempre ao alcance dos olhos; Evitar a utilização do celular ao circular desatento ao movimento ao seu redor, tendo em vista ser o produto mais visado por criminosos; Nunca aceitar a ajuda de estranhos para o transporte de pertences e/ou na utilização de caixas eletrônicos; Evitar o saque de quantias elevadas em bancos e caixas 24 horas: nesses casos optar pela transferência bancária; Bolsas devem ser portadas na frente do corpo, com as mãos em cima de zíperes e aberturas, sempre observar o total fechamento, e ficar atento às carteiras; Evitar que sejam deixados pertences de valor dentro de veículos, ou mesmo itens visíveis que possam despertar a curiosidade e a prática dos delitos; Anúncios de recompensa por honestidade ao devolver algum documento, dinheiro ou cheque pode ser um indicativo de golpe: estelionato.

Leia também

Brasil registra mais de 500.000 mortos por covid-19 neste sábado

Mais de meio milhão de brasileiros morreram em decorrência da covid-19. De acordo com balanço …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com