Home / Destaque / Outubro Rosa: atividade integra prática esportiva e cuidados com a saúde no Jardim Esplanada

Outubro Rosa: atividade integra prática esportiva e cuidados com a saúde no Jardim Esplanada

Atividade realizada no complexo esportivo Nilo Macedo contou com a participação de 50 pessoas dos bairros da região

A chuva e o frio na manhã desta segunda-feira (18) não desanimaram as mulheres e os homens que participam do grupo de ginástica do complexo esportivo Nilo Macedo, no Jardim Esplanada. A fim de tratar da conscientização do Outubro Rosa, em relação à prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama, a atividade integrou uma roda de conversa sobre o tema e práticas esportivas em grupo.

O encontro, promovido pelas Unidades de Promoção da Saúde (UGPS) e de Esporte e Lazer (UGEL) contou com cerca de 50 participantes do bairro e da região.

Na abertura, os participantes fizeram uma atividade de alongamento e caminhada, sob o comando do educador esportivo Luciano Genari, do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF). Na sequência, a gerente da UBS Esplanada, Fabiana Montoro Novo, tratou da importância da prevenção e diagnóstico precoce, além das ofertas de exames e tratamento pela rede municipal de saúde. O encontro foi finalizado com mais uma atividade esportiva, com a educadora física Adriana Sagrillo.

A moradora da Vila Progresso Maria Inês Pereira participou da atividade e fez um apelo. “Meu apelo é para que as mulheres se cuidem. Participo deste e de outros grupos do bairro e meus exames estão todos em dia, inclusive o de mama, que já está agendado. Estamos vivendo mais e não faz sentido prolongar a vida sem saúde e qualidade”.

Para os meses de outubro e novembro, a Prefeitura ampliou em 33% a oferta de exames de mamografia. A gestora-adjunta da UGPS, a drª. Dayane Martins, explica como as mulheres interessadas podem solicitá-los. “Nestes meses, o acréscimo às 2,4 mil mamografias já oferecidas mensalmente visa ampliar a oferta às mulheres com mais de 40 anos da cidade. Em Jundiaí, o exame pode ser solicitado, inclusive sem a necessidade de agendamento de consulta, diretamente na UBS, por enfermeiro ou pelo médico. A própria paciente pode manifestar interesse, e, com o agendamento, ela poderá realiza-lo tanto no Hospital Universitário (HU) como na Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (AFIP)”.

Mais atividades
Outras UBS têm promovido atividades em alusão ao Outubro Rosa. Também na manhã desta segunda (18), a UBS Eloy Chaves realizou a Caminhada Rosa no Parque Botânico do bairro. Além da caminhada, as participantes fizeram um alongamento e escutaram sobre a importância dos cuidados com a saúde e o depoimento de uma paciente que se curou da doença. No período da tarde, às 14h, a mesma UBS realiza uma atividade de Artesanato Rosa.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com