Home / Destaque / Pacientes de hospital participam de festa junina e trocam ‘correio elegante’ em Jundiaí

Pacientes de hospital participam de festa junina e trocam ‘correio elegante’ em Jundiaí

Uma festa junina com direito a comidas típicas e decoração marcou a quarta-feira (19) dos pacientes que passam por tratamento de radioterapia no Hospital São Vicente de Paulo, em Jundiaí (SP).

O ponto alto da festa foi a entrega do “correio elegante”. As cartinhas foram escritas e desenhadas pelos pacientes da pediatria do Hospital Universitário. Segundo a unidade, foram feitos 100 bilhetes.

A emoção tomou conta de todos. A jovem Eduarda Santos, de 15 anos, que acompanha a avó Maria Conceição Diniz, de 59 anos, em um tratamento de câncer de pulmão há dois meses, acredita que os pacientes ficam mais motivados a seguir em frente com as mensagens de apoio.

“A minha avó é muito positiva, por isso ela consegue ter mais facilidade em aceitar o problema. Porém, nem todos são assim e receber das crianças este carinho é uma forma de estimular o otimismo nos pacientes.”

Para a avó, é difícil não se emocionar com declarações de crianças e idosos. “Gosto muito de conversar com este público e acho essa iniciativa muito bonita. Eu adorei receber um cartão, vou guardá-lo com amor, afirma.

foto-02-a-neta-eduarda-e-a-avo-maria-conceicao-gesto-demonstra-apoio-aos-pacientes-oncologicos
A paciente Ingrid Gonçalves Euzébio, de 15 anos, está internada no Hospital Universitário e fez algumas das cartinhas.

“Achei muito legal, me senti bem em ajudar as pessoas que irão receber meu cartão lá no São Vicente. Eu também iria gostar muito de receber uma cartinha”, relata a jovem.

Outra paciente que colaborou foi Nicole da Silva Moraes, de 13 anos. “Eu escrevi o seguinte: força, vai dar tudo certo, Deus está com você”, conta cheia de orgulho.

Humanização
A coordenadora de voluntariado do Hospital Universitário, Tatiane Keller, ressalta que a iniciativa estimula valores relevantes para a sociedade.

foto-04-a-jovem-nicole-enquanto-escrevia-o-cartao-para-os-pacientes-do-hsv

“É importante despertar a solidariedade nas crianças, elas ficaram contentes em colaborar com a ação e levar um pouco de amor aos pacientes que também estão internados, assim como elas”, explica.

O físico médico do Hospital São Vicente, Cesar Vicente, avalia de forma positiva a atividade. Para ele, a humanização é um diferencial para ajudar no tratamento dos pacientes e dar apoio às famílias.

“Os pacientes em tratamento oncológico estão no hospital quase diariamente e precisam ser bem acolhidos. Isso faz com que o tratamento seja mais fácil, porque a doença não afeta somente o paciente, mas, sim, toda a família. O gesto das crianças representa um grande apoio para elas.”

foto-03-criancas-capricharam-nas-mensagens

A recepcionista do departamento de radioterapia, Luciana da Silva, que, junto com a equipe, idealizou o evento, fala entusiasmada da reação dos pacientes.

“É uma grande confraternização entre pacientes e colaboradores do hospital. Nos sentimos gratificados, em cada agradecimento há o retorno de que estamos fazendo o nosso melhor, de que realmente vale a pena”, afirma.

(Fonte: G1)

Leia também

Senac Jundiaí anuncia novidades no portfólio e mais de 1200 bolsas de estudos para 2022

Para começar o ano com o pé direito e com os estudos em dia, o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com