Home / Destaque / PAIT Jundiaí celebra ‘Dia Mundial Sem Tabaco’ com encontro no NIS nesta sexta (31)

PAIT Jundiaí celebra ‘Dia Mundial Sem Tabaco’ com encontro no NIS nesta sexta (31)

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) que mantém o Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), comemora nesta sexta-feira (31), o Dia Mundial Sem Tabaco, que tem como meta alertar a população sobre os riscos das doenças que acometem os tabagistas ativos e passivos, com atividade no Núcleo Integrado de Saúde (NIS), às 14 horas.

Entre as doenças causadas pelo tabagismo ativo e passivo estão o câncer de pulmão, enfisema e até doenças infecciosas que podem levar à morte. No ano passado, de acordo com dados da Vigilância Epidemiológica (VE), foram registradas como mortes por doenças respiratórias, 452 pessoas. Neste ano, 118 foram registradas pelo mesmo motivo. Somente com câncer nos brônquios e pulmões, em 2018, foram registrados 84 óbitos, enquanto que, neste ano são somados 43 casos com a mesma origem.

De acordo com o médico e coordenador do PAIT, Carlos Costa, os grupos itinerantes estão sendo realizados, neste mês, nas UBSs Rui Barbosa e Agapeama/Vila Esperança. “Esse formato é feito com seis encontros, sequenciais, uma vez por semana. O próximo grupo será iniciado na UBS Eloy Chaves. Os grupos são formados a partir da demanda de cada região. No Eloy, por exemplo, são realizados três grupos por ano. As pessoas devem procurar pelo atendimento na sua UBS de referência, que poderá indicar a agenda da realização do grupo, no local. Ainda há a possibilidade de iniciar imediatamente o atendimento a partir dos grupos fixos, no NIS e na Argos”, comenta o médico.

Na UBS Corrupira e na Nova UBS Maringá contam com equipe própria para a realização dos grupos. O atendimento é realizado de forma constante. De forma centralizada e abertos a novos interessados, os grupos realizados semanalmente no Complexo Argos (segundas às 18h) e no NIS (terças e quartas-feiras, às 14h). “Para quem está interessado em deixar o vício, o encontro de sexta-feira (31), no NIS, será uma oportunidade de conversar com pessoas que já passaram pelo programa e se superaram e com quem está durante o processo”, argumenta o coordenador.

Leia também

Crianças brincam de pintar na abertura das “Férias na Pinacoteca”

Com pincel e tinta nas mãos, criatividade e imaginação na cabeça, Vitor Maia  Navaes, 9 …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com