35 patos do Parque Botânico Tulipas de Jundiaí (SP), que foi interditado após um vazamento de carga de óleo contaminar a água do lago, foram devolvidos nesta quarta-feira (28) depois de receberem cuidados.
O óleo impregnou nas penas dos pássaros e todos corriam o risco de serem intoxicados. Se o resgate tivesse demorado, eles poderiam não sobreviver.
Os animais foram levados pela ONG Mata Ciliar, onde tomaram banho, foram medicados e ficaram cinco dias em observação. Como a Cetesb liberou o parque, eles foram devolvidos.
Segundo a prefeitura, o vazamento da carga de óleo vegetal aconteceu depois de um acidente entre carretas na Rodovia dos Bandeirantes, próximo ao parque, na quinta-feira (22).
O parque, que recebe cerca de 17.500 pessoas por mês, foi fechado para a limpeza do óleo. Cerca de 17 mil litros contaminaram o lago do parque.
Uma empresa responsável pelo transporte realizou a contenção e retirada do material. A equipe de limpeza montou uma barreira de contenção para que o óleo não se espalhasse pelo resto do parque.
O local tem 125 metros quadrados e é dividido em duas partes. O parque tem cinco lagos e dois deles foram atingidos pelo óleo.
Segundo a concessionária que administra o trecho, dois caminhões bateram e um deles carregava óleo de cozinha. A carga vazou e escorreu por uma tubulação, por onde passa água da chuva, e foi parar no lago.
O parque botânico no Jardim das Tulipas fica aberto das 6h às 18h.
(Fonte: G1)