Home / Destaque / Patos são devolvidos a parque que foi contaminado por óleo em Jundiaí

Patos são devolvidos a parque que foi contaminado por óleo em Jundiaí

35 patos do Parque Botânico Tulipas de Jundiaí (SP), que foi interditado após um vazamento de carga de óleo contaminar a água do lago, foram devolvidos nesta quarta-feira (28) depois de receberem cuidados.

O óleo impregnou nas penas dos pássaros e todos corriam o risco de serem intoxicados. Se o resgate tivesse demorado, eles poderiam não sobreviver.

Os animais foram levados pela ONG Mata Ciliar, onde tomaram banho, foram medicados e ficaram cinco dias em observação. Como a Cetesb liberou o parque, eles foram devolvidos.

Segundo a prefeitura, o vazamento da carga de óleo vegetal aconteceu depois de um acidente entre carretas na Rodovia dos Bandeirantes, próximo ao parque, na quinta-feira (22).

O parque, que recebe cerca de 17.500 pessoas por mês, foi fechado para a limpeza do óleo. Cerca de 17 mil litros contaminaram o lago do parque.

parque-jund-2

Uma empresa responsável pelo transporte realizou a contenção e retirada do material. A equipe de limpeza montou uma barreira de contenção para que o óleo não se espalhasse pelo resto do parque.

O local tem 125 metros quadrados e é dividido em duas partes. O parque tem cinco lagos e dois deles foram atingidos pelo óleo.

Segundo a concessionária que administra o trecho, dois caminhões bateram e um deles carregava óleo de cozinha. A carga vazou e escorreu por uma tubulação, por onde passa água da chuva, e foi parar no lago.

O parque botânico no Jardim das Tulipas fica aberto das 6h às 18h.

whatsapp-image-2019-08-28-at-14.39.07

(Fonte: G1)

Leia também

CPTM interdita trecho entre estações de Jundiaí e Campo Limpo neste domingo (22)

O trecho entre as Estações Jundiaí e Campo Limpo Paulista, na Linha 7-Rubi da CPTM, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com