Home / Opinião / Patriotismo e seus estigmas
Gabriel Gonçalves Cardoso 2808

Patriotismo e seus estigmas

O patriotismo tem sido um termo muito discutido no Brasil nos últimos anos, isso porque a mídia e alguns políticos utilizam-se desse para exaltar ânimos e gerar discursos de todos os tipos, visando ganhar uma batalha não declarada entre si.

Vendo pela etimologia, Pátria é uma palavra de origem latina que significa Terra Natal e, o orgulho que se carrega em ter origem em sua Pátria é o chamado Patriotismo. Nos dias de hoje, a palavra patriotismo tornou-se, para alguns grupos, um ato de protesto, onde esses grupos denominados patriotas definem seus próprios padrões para que se carregue essa denominação, como se fosse uma patente dentro dele.

Assim sendo, ser patriota é normalmente associado a protestar ou esbravejar pelo bem estar do país e, em muitas vezes, até pelo bem estar próprio, descaracterizando o sentido original etimológico da palavra. Entretanto, o verdadeiro sentido em ser patriota é, além de se posicionar em favor de sua pátria, praticar e exercer a cidadania, seguindo normas de forma a fortalecer o estado democrático de direito, ou seja, honrar a constituição através de palavras sim, mas também através de atitudes que endossem essas.

Ser Patriota é e exercer com afinco as obrigações básicas da cidadania, tendo participação efetiva nas tomadas de decisão desde pequenos atos, atos estes que podem tomar forma gradativamente, acredito muito numa frase dita por um grande pensador da música mundial John Lennon, onde ele dizia enfaticamente sobre como começar as mudanças “Pense Globalmente e aja localmente” .

Leia também

hildon2509

Eu, o coach do fracasso bem-sucedido

Semana passada um amigo meu dos tempos da escola me ligou e disse: – Cara, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com