A Inglaterra domina a Europa em 2019. Depois de duas viradas épicas, Liverpool e Tottenham farão a final da Champions no próximo dia 1º de junho, às 16h, para decidir a competição no Estádio Metropolitano. Essa será a segunda vez que dois times ingleses disputam a final dessa competição. A primeira vez foi na temporada 2007/2008, quando Manchester United e Chelsea fizeram a final. Na ocasião, o promissor Cristiano Ronaldo e companhia levaram a taça.
Nesta quinta-feira (9),acontece o segundo jogo da semifinais da Liga Europa, antigamente conhecida como Copa da Uefa. Arsenal x Valencia e Chelsea x Eintracht Frankfurt decidem quem irão para a finalíssima. Se os dois clubes da Inglaterra passarem, teremos um feito inédito na história do futebol: quatro times do mesmo país jogarão as finais dos principais campeonatos da Europa.
(Arsenal x Chelsea podem fazer final inédita na Liga Europa)
No entanto, em nove oportunidades os campeões dos dois torneios eram conterrâneos, como ocorreu com a Espanha em quatro das últimas cinco temporadas.
Finais da Liga dos Campeões entre equipes do mesmo país:
- 1999/00: Real Madrid 3 x 0 Valencia (Espanha)
- 2002/03: Milan 0 x 0 Juventus (Itália)
- 2007/08: Manchester United 1 x 1 Chelsea (Inglaterra)
- 2012/13: Bayern de Munique 2 x 1 Borussia Dortmund (Alemanha)
- 2013/14: Real Madrid 4 x 1 Atlético de Madrid (Espanha)
- 2015/16: Real Madrid 1 x 1 Atlético de Madrid (Espanha)
- 2018/19: Liverpool x Tottenham (Inglaterra)
O Tottenham tenta o seu primeiro título e faz a sua primeira final na história. O Liverpool está em sua nona decisão e busca a sexta taça, que o colocaria atrás apenas de Real Madrid (13) e Milan (7) entre os maiores campeões.
Com a classificação do Tottenham, a Inglaterra agora conta com oito clubes diferentes que já chegaram à final da Liga dos Campeões. O país já ocupava a liderança do ranking. Itália e Alemanha, ambos com seis equipes diferentes, vêm em seguida.
Países com mais clubes diferentes na final da Liga dos Campeões:
- Inglaterra (8): Arsenal, Aston Villa, Chelsea, Leeds United, Liverpool, Manchester United, Nottingham Forest e Tottenham
- Itália (6): Milan, Juventus, Inter de Milão, Fiorentina, Roma e Sampdoria
- Alemanha (6): Bayern de Munique, Borussia Dortmund, Bayer Leverkusen, Borussia Monchengladbach, Eintracht Frankfurt e Hamburgo
- Espanha (4): Real Madrid, Barcelona, Valencia e Atlético de Madrid
- França (4): Olympique de Marselha, Saint-Étienne, Monaco e Reims