Home / Destaque / Pet Terapia: quando os animais são aliados do tratamento

Pet Terapia: quando os animais são aliados do tratamento

Na última semana a câmara de Jundiaí aprovou um projeto de lei que permite que o Hospital São Vicente se utilize da Terapia Assistida por Animais conhecida como pet terapia ou zooterapia. Este método já é utilizado no Hospital Universitário.

Nos últimos anos, pesquisas científicas têm revelado cada vez mais benefícios na interação entre humano e animal, de modo que essa convivência pode se transformar em um verdadeiro remédio. No Brasil, a técnica, reconhecida pelo Conselho Regional de Medicina como TAA (Terapia Assistida por Animais), é popularmente conhecida como pet terapia ou zooterapia. O  objetivo a inserção do animal na vida de pacientes em tratamento para que ele  se torne parte do processo de cura e melhora dos quadros de saúde dos assistidos. Dentre os benefícios trazidos pelas TAAs estão melhorias na saúde física, psicológica e emocional, coordenação motora e desenvolvimento da memória dos assistidos. Também pode-se observar a diminuição da frequência cardíaca e pressão arterial, e a elevação da liberação dos hormônios relacionados ao prazer e ao bem-estar.

A proprietária do Cão ‘Thor’, Larissa Hoffmann Antunes, responsável pelo animal, que atua com cães no Hospital Universitário de Jundiaí destaca que fazer esse trabalho voluntário é simplesmente um sonho. “Eu já passei por essa experiência e sei o quanto a presença de um “amigo peludo e carinhoso” é importante e faz com que o paciente se sinta melhor durante o tratamento”, salienta.

Para ela, ver as crianças sorrindo é a maior recompensa. “Crianças que dentro de um hospital estão com dores, chateadas, tristes, bravas. ver o sorriso no rosto desses pequenos é simplesmente maravilhoso. E não digo só das crianças, mas também percebo que os acompanhantes e equipe médica se beneficiam muito disso.. a presença de um cachorro tão carinhoso e bonzinho como o Apollo, desperta sorrisos e descontração em todos”, salientou.

Leia também

Dia Mundial do Turismo: em Jundiaí o setor gera renda e movimenta a economia local

Em 27 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Turismo e o Dia Nacional …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com