Home / Opinião / Por igualdade e respeito à mulher

Por igualdade e respeito à mulher

As comemorações do 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, permite a diretoria do nosso Sindicato reafirmar todo o seu engajamento na luta por igualdade e respeito às mulheres. Unimos esforços juntamente com o Conselho da Mulher da nossa Federação, presidida pelo deputado federal Luiz Carlos Motta, a fim de fortalecer o combate para que sejam extintas todas as formas de violência e de discriminação.

Com a erradicação dessas condições, que têm registrado avanços desde o início do século 20, quando a celebração foi instituída, entendemos que o espaço para as mulheres viverem numa sociedade mais justa e igualitária se amplia.

Mulher tem que receber o mesmo salário que os homens quando exercem a mesma função e cumprem a mesma jornada. Mulher tem que deixar de ser a última a ser contratada e a primeira a ser demitida!

Empoderamento
A cada nova negociação com os patrões lutamos para ampliar as cláusulas que beneficiam as trabalhadoras em nossas Convenções Coletivas. Queremos ver (e estamos trabalhando para isso!), o aumento da participação feminina nos sindicatos, na política, enfim, no ambiente social, configurando ações que sejam traduzidas como empoderamento da mulher.

Neste 8 de Março é preciso valorizar todo o nosso histórico de lutas e vitórias com o objetivo de potencializar as reivindicações das causas femininas, como respeito e dignidade.

O Sincomerciários de Jundiaí e Região comemora o Dia Internacional da Mulher focado especialmente nas comerciárias. Nosso reconhecimento vem das suas lutas diárias que impõem desafios como dupla jornada, porque é trabalhadora, esposa e mãe, tem de cumprir metas e fechar vendas, entre outras atribuições.

Defesa de direitos
Nesta nossa trajetória em defesa das trabalhadoras consta o lançamento da “Cartilha dos Direitos da Mulher Comerciária”. Tenho a honra de assinar esta publicação ao lado da nossa diretoria que reforçou a consciência das comerciárias, que ocupam quase 60% dos postos de trabalho no nosso comércio.

Entre eventos de confraternização próprios para celebrar a data sempre realizamos cafés, almoços e reuniões, para as nossas verdadeiras guerreiras. Destacamos também os encontros anuais promovidos pela Fecomerciários cujo nome diz tudo: “Mulher Valorizada, Comerciária Fortalecida”.

Este ano, devido às restrições impostas pela pandemia do Covid-19, as comemorações do Dia Internacional da Mulher serão diferentes, mas não deixaremos a data passar despercebida. Entretanto, estamos reafirmando a necessidade de haver uma maior participação feminina na sociedade em geral. Esta tem de ser efetiva e os compromissos do nosso Sindicato estão todos voltados para que a mesma se torne realidade.

Feliz 8 de Março !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com