Home / Saúde / Prática de exercícios físicos na terceira idade traz inúmeros benefícios

Prática de exercícios físicos na terceira idade traz inúmeros benefícios

O envelhecimento traz consigo inúmeras transformações no corpo do idoso e a diminuição do desempenho físico, talvez sejam o mais percebido pelas pessoas. Isso porque na terceira idade o organismo já não é como antes, os corpos não são mais tão flexíveis e os movimentos não são tão ágeis.

Por isso, segundo explica o médico Geriatra Dr. Alexandre da Silva que é professor da Faculdade de Medicina de Jundiaí, a prática regular de atividade física de maneira adequada às necessidades e realidade física, traz muitos benefícios, inclusive psicológica e social ao idoso. “Melhora a força, o equilíbrio e combate doenças, como diabetes, pressão alta e também depressão e sequelas de doenças crônicas”, destaca.

Mesmo com todos os benefícios, o médico alerta sobre alguns cuidados que o idoso deve ter antes de iniciar a prática de atividades, como por exemplo, buscar orientações médicas sobre os exercícios que pode fazer. “Mas, atividades mais moderadas como caminhadas leves, dançar e se tiver condições, subir e descer escadas. Além disso, aproveitar estes momentos para visitar os amigos. Enfim, atividades que fazem bem para o corpo, mas também para a mente”, destaca.

Em sua avaliação, hoje o idosos está mais consciente da necessidade dos benefícios que a atividade física traz e vem buscando os espaços onde são oferecidas as atividades. “E isso é bom, mas temos outro desafio que é ter espaços preparados para que este público possa praticar as atividades. Muitas vezes as academias ou mesmo espaços públicos não estão  adaptados e isso é um problema”, pontuou.

Ele também orienta que a família deve ficar atenta quanto ao comportamento do idoso em relação ao seu ânimo em fazer atividades físicas. “É preciso estimular esta prática, pois, um idoso desanimado pode estar escondendo outros problemas”, argumentou.

Leia também

Brasil tem 12,6 mil novas infecções por Covid-19 em 24h

De sabado para domingo, 99 pessoas perderam a vida O Brasil registrou 12.613 novos casos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com