Home / Destaque / Preconceito e falta de acessibilidade são barreiras às pessoas com deficiências

Preconceito e falta de acessibilidade são barreiras às pessoas com deficiências

 

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, lembrado em 21 de setembro, foi instituído por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializado pela Lei Nº 11.133, de 14 de julho de 2005. A data foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore, representando o nascimento das reivindicações de cidadania e participação em igualdade de condições.

No Brasil, 45 milhões de pessoas tem algum tipo de deficiência, o que corresponde a quase 24% da população, como revela a última pesquisa Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Desde o primeiro dia de luta até os dias atuais, muitos direitos foram conquistados. Porém, a falta de acessibilidade, que impede a locomoção e a comunicação e o preconceito são barreiras que motivam a persistência.

Entretanto, na avaliação de entidades ligadas às pessoas com deficiência, apesar de ainda existirem diversos desafios, mas é importante lembrar as vitórias ao longo da história. Elas são motivações para continuar trabalhando por um futuro em que as pessoas com deficiência sejam vistas de forma igualitária e tenham seus direitos assegurados. Uma das conquistas é o Estatuto da Pessoa com Deficiência, também conhecido como ‘Lei Brasileira da Inclusão’ da Pessoa com Deficiência, que representa mais um grande avanço. Mas ainda, há muitas barreiras a serem vencidas em setores importantes como mercado de trabalho e Educação.

Leia também

SAT Louveira terá processo seletivo com 30 vagas de emprego para quatro funções na próxima quinta-feira (11)

Interessados devem levar currículo e documentos pessoais à Rua Antonio Chicalhone, 303, a partir das …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com