Home / Destaque / Prefeita de Jarinu faz balanço dos 40 primeiros dias de governo

Prefeita de Jarinu faz balanço dos 40 primeiros dias de governo

Nestes primeiros 40 dias à frente da Prefeitura de Jarinu, a Prefeita Eliane Lorencini, e seu vice Cláudio Catroque, adotaram iniciativas importantes para o bom andamento da gestão. Segundo Eliane, antes de qualquer coisa foi preciso regularizar os trabalhos internos. Para isso a Prefeita remodelou a estrutura administrativa com algumas alterações no quadro de pessoal e pediu a Secretaria de Finanças um levantamento da situação orçamentária do município, e a todos os secretários municipais um relatório sobre cada secretaria. Outra medida importante foi a quitação do pagamento atrasado de dezembro de 2016 e férias dos professores.

Quanto à questão da limpeza pública, que era a segunda prioridade do Governo, para garantir uma cidade mais harmoniosa, foi colocado um ritmo e a cidade ficou mais bonita. Hoje, parte da região central está limpa, e, agora, a Prefeitura atende o restante do município.

A operação tapa buracos já atingiu cerca de 15 quilômetros, e terá continuidade nas ruas que precisam de recuperação.

Na saúde houve o desligamento da empresa terceirizada que administrava os serviços. Outra empresa foi chamada para assumir, de forma emergencial, após averiguação dos documentos que estavam na Prefeitura. Com isso, o Pronto Atendimento passou a ter mais recepcionistas e médicos atendendo a população.

Os projetos da Agricultura e Meio Ambiente também tiveram continuidade, porém sofrerão melhorias ao longo do semestre, entre eles a Patrulha Agrícola, e o incentivo a cursos profissionalizantes em parceria com entidades.

Assistência e Desenvolvimento social ganhou mais espaço e um atendimento especial e com mais atenção a população. As portas abertas, o carinho no atendimento, da entrada até a saída, muda e deixa o contribuinte muito mais feliz. No CRAS alguns cursos já recebem inscrição, como o curso de Pintura e Desenho Artístico.

Atividades para a Terceira Idade e para os jovens também foram reiniciadas. De acordo com a Prefeita o Ginásio de Esportes esta com 1/3 dele interditado, mas a segurança dos usuários tem que estar em primeiro lugar, por isso alguma aulas acontecerão em outro espaço, de acordo com as possibilidades. No CCI as aulas de dança circulares, yoga e oficinas em geral já acontecem.

Na Educação tivemos redução nos custos, sem prejudicar o Ensino. Os professores trabalham e planejam suas aulas utilizando material didático ofertado pelo próprio Governo. A secretaria de Educação disponibiliza material didático para todos os alunos. Além disso, a Prefeitura faz o custeio, através do Estado, de aproximadamente R$ 2.649 milhões com merenda escolar. O transporte de quase 5 mil alunos diariamente fica por conta de 37 kombis, 14 ônibus escolares e 8 ônibus, com passe escolar, custeado pela Administração.

A Prefeita ainda destaca que agora sua preocupação é regularizar o nome da Prefeitura junto aos credores. “Temos uma dívida com o INSS que não aparece no Portal da Transparência, por não ter sido contabilizado, como outros valores, e esse prejuízo é irreversível, pois no caso do INSS, além da parte da Prefeitura, a parte que foi descontada dos servidores também não foi paga junto a Previdência Social. Teremos que recolher todo esse valor, que passa dos R$ 11 milhões, e reativar o nome da Prefeitura e da cidade junto à Receita Federal e INSS, só assim a cidade poderá receber novos recursos”.

Para finalizar a Prefeita e o Vice destacaram que sabem que algumas dívidas sempre passam de um ano para o outro e ficam contabilizadas, o que é normal numa administração pública, porém passaram muitas dívidas que não estavam registradas. Isso não poderia ocorrer.

Leia também

Bairro Seguro: nova base móvel reforça o patrulhamento na Ponte São João

A Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) reforçou, por meio do programa Bairro Seguro, o patrulhamento …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com