Recentemente, o Jornal A Verdade publicou uma matéria onde moradores de diversos bairros elogiavam as obras de asfalto e recapeamento que vêm sendo realizadas em Várzea Paulista, mas reivindicavam mais ações como essas para que a cidade toda fosse contemplada. Aparentemente esses pedidos poderão ser atendidos mais rapidamente do que espera a população. Isso porque, a Câmara Municipal aprovou na terça-feira (5), uma autorização para que a Prefeitura possa tomar um empréstimo de R$ 15 milhões junto à Caixa Econômica para investimentos exclusivos em obras de infraestrutura e aquisição de veículos e máquinas.
Uma das poucas exigências feitas pelos vereadores para a aprovação foi que os juros a serem pagos não ultrapassassem os 5%, sendo assim um dos mais baixos do mercado e o menor ônus entre todas as prefeituras que também tomaram empréstimos recentemente, como Jundiaí e Campo Limpo Paulista. A liberação do investimento depende agora dos trâmites da Caixa Econômica Federal.
Conforme noticiou no ano passado, a Prefeitura de Várzea Paulista conseguiu alcançar a nota “A” do Capag, índice conferido pelo Tesouro Nacional e que representa uma espécie de “Atestado de Bom Pagador”. Essa e outras avaliações permitem à cidade solicitar empréstimos com valores ainda maiores do que esse previamente aprovado nessa semana com juros baixos e parcelas que não comprometem as contas do município.