Home / Destaque / Prefeitura de Várzea prepara ação inovadora e inteligente para segurança pública

Prefeitura de Várzea prepara ação inovadora e inteligente para segurança pública

Nova tecnologia poderá se tornar um muro virtual na cidade; projeto visa inibir a ação de criminosos e aumentar a segurança e o bem-estar da população

Gestores das Unidades Gestoras de Trânsito; e Planejamento e Inovação da Prefeitura de Várzea Paulista; profissionais da GCM (Guarda Civil Municipal) e empreendedores da Chácara Mall conheceram um pouco mais a tecnologia OCR (leitura de placas de automóveis), na tarde dessa terça-feira (4), na sede do SIC (Setor de Inteligência e Comunicação da Guarda Municipal). A Prefeitura estuda viabilizar a instalação de 17 câmeras integradas em pontos estratégicos da cidade. O encontro serviu para a análise por parte das pastas envolvidas e a preparação de um novo chamamento público, que possibilitará a contratação do serviço de tecnologia.

varzea câmeras 2

A implementação de um sistema de vídeo monitoramento trará benefícios importantes para toda a população proporcionando seu bem-estar, além de ser uma ação eficiente ao combate à criminalidade com aumento da segurança na cidade.  “Além dos efeitos benéficos após as ocorrências, a adoção de um sistema permitirá ganhos até mesmo anteriores, se realmente for viabilizado. A tecnologia certamente inibirá indivíduos interessados em cometer crimes, poderá gerar uma maior sensação de segurança e atrair novos investidores, além de valorizar os imóveis monitorados”, destacou o inspetor responsável pelo SIC, Barcaro.

O empreendedor Felipe Nivoloni, da Chácara Mall, também presente na reunião técnica, considera fundamental a operação de sistemas como o apresentado, por ser uma nova forma de controle. O empreendimento já possui câmeras, mas ainda sem a tecnologia OCR. “É algo muito prático e simples, disponibilizado online”, afirmou. “A adoção de um sistema gerará maior segurança para todos: lojistas e população em geral”.

Próximos passos

Segundo o gestor municipal de Planejamento e Inovação, David Alexandre, o projeto para a possível contratação da nova tecnologia está sendo encampado pela pasta, a pedido de outros setores da Prefeitura. “Nos últimos meses, percebemos que munícipes vêm instalando câmeras próximas a suas residências, por conta própria, e pedindo ao nosso prefeito a análise por parte da GCM. Nossa ideia é, com a aprovação dos setores envolvidos, homologar o serviço para que a população e os pontos comerciais possam disponibilizar as imagens de suas câmeras à Guarda Civil Municipal”, explica o gestor municipal de Planejamento e Inovação, David Alexandre.

Leia também

Comorbidades: Para receber dose contra Covid-19, pessoas precisam se atentar às doenças habilitadas e às comprovações

A vacinação contra a Covid-19 entra em nova fase nesta semana com a inclusão das …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com