Home / Destaque / Prefeitura de Jundiaí implanta novas galerias de água em diferentes regiões de Jundiaí
Obras na rua Dr. Edson Zardetto de Toledo, ao lado da 9 de Julho: 830 metros de galeria, da rua do Retiro ao Córrego do Mato

Prefeitura de Jundiaí implanta novas galerias de água em diferentes regiões de Jundiaí

Vias públicas que antes apresentavam problemas com acúmulo de água em período de chuvas estão recebendo a implantação de galerias pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP). O objetivo é promover mais qualidade de vida para as pessoas que vivem, trabalham ou se deslocam por essas localidades.

“Uma cidade é um organismo vivo que a cada dia demanda mais projetos e obras que impactam positivamente a vida das pessoas”, diz o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado. “Na nossa cidade, estamos fazendo obras nas mais diferentes regiões. A implantação das galerias melhorarão e muito o escoamento da água.”

Como explica o gestor da UGISP, Adilson Rosa, as obras de galerias são necessárias, feitas estrategicamente nessa época de estiagem, quando as chuvas diminuem. “Com essas obras, alguns pontos da cidade passam a ter mais capacidade para a drenagem da água, evitando qualquer tipo de alagamento e outros problemas ao longo de vias públicas”, declara.

Um dos pontos onde as obras de drenagem começaram é o trecho entre a rua do Retiro e o Córrego do Mato, na avenida 9 de Julho, passando pela rua Dr. Edson Zardetto de Toledo. São 830 metros de galeria, com a implantação de 25 caixas de captação (bocas de lobo) e a utilização de tubos com 2,5 metros de comprimento, 1,20 metro de diâmetro e quase quatro toneladas cada. “Essa é uma obra complexa, mas que vai mudar e muito a vida de quem vive ali ou tem comércio nessa região, e que sofria com o volume de água que descia da rua do Retiro até a 9 de julho”, explica o diretor do Departamento de Obras Públicas, Carlos de Souza.

A obra teve início no último dia 26 e tem previsão de execução de 120 dias para suas duas fases – a primeira compreende a instalação das galerias entre a 9 de Julho e a rua Dr. Edson Zardetto de Toledo, e a segunda, da mesma rua até a rua do Retiro.

Rio Jundiaí-Mirim
Ao longo de 8 quilômetros do rio Jundiaí-Mirim, a UGISP está fazendo quatro intervenções para melhorar a vazão da água, evitando seu transbordamento em períodos de cheia, na época de chuvas. Os locais – nos cruzamentos do rio com as ruas Waldemar Gobi, Miguel Munhos, Alexandre Milani e Alexandre Fontebasso – estão recebendo três linhas de aduelas de concreto com três metros de largura por três de altura cada aduela, com 27 metros de vão livre para a passagem da água em cada ponto. O córrego Nova Odessa (cruzamento com a rua Miguel Fontebasso), na Roseira, também recebe obras de galeria. Pontes de madeira antes utilizadas pela população serão substituídas por pontes de concreto sobre as aduelas.

O gestor Adilson Rosa ao lado de obra no rio Jundiaí-Mirim, que recebe aduelas de concreto em quatro pontos diferentes

Na última terça-feira, Adilson Rosa, acompanhado de sua equipe, fez uma visita ao local das obras na Roseira e pôde conferir de perto seu andamento. Também no bairro ocorre outra importante intervenção com drenagem, na avenida João Batista Spiandorello, ao lado da avenida Humberto Cereser, com a colocação de 150 metros de galerias que levam a água da chuva até o rio Jundiaí-Mirim.

“A Humberto Cereser também receberá intervenções, com obras que beneficiarão a mobilidade urbana”, explica Adilson. “Na altura da Roseira, serão feitas mais duas faixas para o deslocamento de veículos, chegando ao total de quatro. É uma via em que trafegam muitos veículos, inclusive aos finais de semana.” Estão previstas outras obras na mesma avenida, mas na altura do bairro Caxambu, com a reorganização do trânsito e a construção de uma rotatória.

Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com