Home / Destaque / Programa antitabagismo, PAIT Jundiaí completa 10 anos

Programa antitabagismo, PAIT Jundiaí completa 10 anos

Segundo o coordenador do PAIT, Carlos Henrique de Moraes Costa, o programa já atendeu 5 mil pessoas nesses 10 anos

O tabagismo é a principal causa de morte evitável entre a população. O uso do cigarro está entre as causas de doenças cardiovasculares (infarto, AVC), câncer (pulmão, cabeça e pescoço) e doenças respiratórias. Com o objetivo de reverter o quadro, Jundiaí desenvolve, há 10 anos, o Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), realizado pela Unidade de Promoção da Saúde. Para comemorar a marca e o índice de sucesso de 80% do trabalho, será apresentada mais uma ferramenta de combate ao tabagismo, em evento no Núcleo Integrado de Saúde (NIS), na sexta-feira (25), às 14horas.

PAIT Jundiai

A partir de agora, os ingressos no PAIT terão – além do acompanhamento motivacional, medicamentoso e psicológico semanal – o incentivo à prática de atividades físicas nos Centros Esportivos da cidade, proporcionada pela unidade de Esporte e Lazer. A parceria reforça o trabalho em conjunto desenvolvido pela Plataforma de Saúde e Qualidade de Vida, meta do Plano de Governo do Prefeito Luiz Fernando Machado.

Segundo o coordenador do PAIT, Carlos Henrique de Moraes Costa, o programa já atendeu 5 mil pessoas nesses 10 anos. Neste ano estão em atendimento 600 fumantes. “O trabalho desenvolvido é multidisciplinar, iniciado com seis encontros, que são semanais. O índice de sucesso nesse período é de 80%. A partir de então, os ex-tabagistas são encaminhados para encontros mensais. A partir deste passo é que será agregada a atividade física ao programa”, detalha.

O ex-tabagista é encaminhado a um dos 50 grupos de ginástica disponíveis na rede. “A adoção de estilo de vida saudável e atividade física reduz o índice de recaída para quem está no grupo. Existem estudos para a adoção de outras formas de atendimento esportivo”, adianta Felipe Pinheiro da Cunha, coordenador Executivo de Esporte e Lazer.

Leia também

Campo Limpo mantém vacinação e idosos começam a receber terceira dose

O último sábado foi marcado pelo início da terceira dose do imunizante contra a Covid-19. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com