Home / Destaque / Programação cultural e de lazer em Jundiaí do fim de semana traz novidades gratuitas

Programação cultural e de lazer em Jundiaí do fim de semana traz novidades gratuitas

As atrações começam já na nesta sexta-feira (25), com a edição de agosto do programa Sexta no Centro. A partir das 18h, a Praça do Coreto recebe as apresentações musicais das bandas Saiken e Ryusei, uma batalha de Sabre de Luz e parada Cosplay, com as influências das culturas geek e nerd

sexta-no-centro-5

A programação cultural gratuita deste fim de semana (26 e 27) é marcada por novidades. Dentre elas estão o Esquenta JundComics, no Complexo Fepasa, neste sábado, e a volta do programa Matinê no Poly, no domingo. Programação inclui ainda apresentação de teatro gratuita pelo Circuito Cultural Paulista e o “Cultura nos Parques” no Parque da Cidade.

Confira a programação completa:

Teatro Polytheama e Galeria de Arte

Além da agenda regular de agosto, a programação do Polytheama deste fim de semana é marcada pela reestreia do programa “Matinê no Poly”, com a apresentação do espetáculo “Cinderela”, da Cia. Paulista de Artes, neste domingo (27), às 16h. A apresentação é gratuita e os ingressos ficam disponíveis para retirada no dia do espetáculo, a partir das 14h. Já a Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani traz no sábado (26), das 9h às 13h, o último dia da mostra coletiva “Brechas: danos e certezas”, com pinturas, desenhos, esculturas, objetos e fotografias de 24 artistas. O Teatro e a Galeria de Arte ficam na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro.

Cia. de Dança de Diadema - Crendices...Quem Disse? - Teatro Polytheama - Jundiaí/SP - 2014
Cia. de Dança de Diadema – Crendices…Quem Disse? – Teatro Polytheama – Jundiaí/SP – 2014

Complexo Fepasa

Neste sábado (26), o complexo traz duas grandes atrações gratuitas. Em continuação com os temas nerd e geek da Sexta no Centro, será realizado no Complexo Fepasa o Esquenta JundComics. A programação começa às 10h, com a abertura da exposição “100 anos de Jack Kirby”, apresentação de Taiko e oficina de caricatura ao vivo. Já às 11h, começa um bate-papo com o youtuber Le Mohamed e às 13h com a cosplayer Aninha Hernandes. A programação do Esquenta JundComics encerra-se com o concurso de Cosplay a partir das 14h.

Durante todo o evento, das 10h às 17h serão realizados jogos de tabuleiro, mesas de RPG, intervenções com fotografia cosplay e mercado de pulgas, com troca de livros, revistas e HQs.

Outra atração gratuita deste sábado, a partir das 19h, é o espetáculo “Muro de Arrimo”, do grupo Rocha Viva de Teatro, que chega a Jundiaí através do programa Circuito Cultural Paulista, e é um monólogo que conta a história de um pedreiro que não é liberado para assistir a um jogo decisivo do Brasil na Copa do Mundo.

A apresentação será feita na Sala Jundiaí e os ingressos gratuitos começam a ser distribuídos na noite do espetáculo a partir das 18h. Após o espetáculo, o público irá participar de um bate-papo com o diretor e ator Alexandre Borges.

Já no domingo, o estacionamento do Complexo recebe pela primeira vez o Encontro de Carros Antigos da Associação Amigos do Carro Antigo. Das 9h às 16h, quem visitar o espaço poderá conferir raridades como um Ford Galaxy, Puma, Gurgel e um Chrevrolet Impala.

O Complexo Fepasa fica na avenida União dos Ferroviários, 1760, Centro. O Museu da Cia. Paulista também fica aberto em horário estendido no fim de semana, das 9h às 16.

Parque da cidade

Parque da Cidade

A edição de agosto do programa “Cultura nos Parques” será realizada neste domingo. O repertório teatral fica por conta de “Vias Amigas”, do grupo Komedi. A peça infantil será apresentada em dois horários, às 10h e às 13h30 na Praça Pôr do Sol, e aborda a educação no trânsito de maneira lúdica, com conceitos de cidadania e preservação ao meio ambiente. Já as crianças e jovens do grupo TUD’UM se apresentam no Palco Arena, a partir das 15h. O grupo faz parte do projeto CirculArte da Escola de Música de Jundiaí (EMJ) e traz como proposta a música popular e a improvisação. O Parque da Cidade fica na Rodovia João Cereser, quilômetro 66, bairro do Pinheirinho.

Pinacoteca

A Pinacoteca Diógenes Duarte Paes traz, além de seu acervo permanente, a exposição “Solos” com 15 painéis da artista plástica ceramista Angelina Zambelli e as telas “Ressurreição de Lázaro”, “Via Crucis”, “Pietá”, “Cristo” e “São Francisco”, do artista ítalo-jundiaiense Inos Corradin. A Pinacoteca está localizada na rua Barão de Jundiaí, 109, e fica aberta aos fins de semana das 9h às 16h.

 

Museu Histórico e Cultural Solar do Barão

O acervo de fotos, documentos e ferramentas da exposição “Memórias, ofícios e saberes dos trabalhadores” está em suas últimas semanas e retrata a vida dos profissionais atrelados às principais atividades laborais na construção da cidade: a indústria, o campo e a ferrovia. O visitante do Museu pode também visitar os jardins revitalizados do Solar, que conta com novo projeto paisagístico e novos bancos e pergolados, além do jardim japonês revitalizado. O Museu está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762 e fica aberto no fim de semana das 9h às 16h.

biblioteca

Biblioteca Municipal

Como parte da programação do Esquenta JudComics, a Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot recebe, a partir desta sexta-feira, a exposição “40 anos de Star Wars”. A Biblioteca fica na rua Dr. Cavalcanti, 396, Complexo Argos, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 9h às 13h.

A agenda cultural completa da cidade pode ser consultada no Aplicativo Jundiaí, que é uma ferramenta para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços da Prefeitura e pode ser baixado em qualquer smartphone Android ou iPhone.

 

Leia também

HIV: Brasil tem 694 mil pessoas em terapia antirretroviral

Só neste ano, 45 mil pessoas iniciaram o tratamento no país No Brasil, 694 mil …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com