Home / Destaque / Projeto Horta Comunitária tem início no Cidade Nova II em Várzea Paulista

Projeto Horta Comunitária tem início no Cidade Nova II em Várzea Paulista

Área ao lado da escola Erich Becker está sendo preparada para permitir o plantio, cultura e a colheita gratuitos de hortaliças, frutas e outras plantas

A Prefeitura está preparando uma área de aproximadamente 1.500 m² no bairro Cidade Nova II (ao lado da escola Erich Becker), para realizar o projeto piloto Horta Comunitária. A Unidade Gestora de Meio Ambiente gerencia as ações e está apoiando a comunidade local no cercamento do espaço, que recebeu uma limpeza recente. “A ideia é aproveitar áreas públicas ociosas, muitas vezes usadas como pontos de descarte irregular de móveis e entulhos, entre outras coisas, e torná-las espaços de plantio, cultivo e colheita gratuitos de frutas, hortaliças, vegetais e outras plantas”, explica o gestor executivo da pasta, Claudemir Santos.

Segundo o administrador, qualquer morador poderá participar, desde que cadastrado, de acordo com suas possibilidades. “Se alguém quiser fazer um pequeno canteiro ou algo maior, terá essa possibilidade. Nada será comercializado e os moradores também poderão trocar o que colherem entre si”. A organização dos espaços será definida pela Prefeitura em conjunto com os munícipes.

Outra forma de a população participar será o fornecimento de restos de alimentos ou cascas de frutas, que sofrerão compostagem e se tornarão adubo orgânico. “Essa medida deverá reduzir o lixo domiciliar, que, quando destinado ao aterro sanitário, gera custo ao município, por peso. Se for coletado um volume menor desses resíduos pelos caminhões, a Prefeitura economizará”.

Com a horta, a tendência é haver a conservação da limpeza do espaço. “Os próprios moradores vão querer conservar o local em boas condições e a Unidade Gestora de Infraestrutura Urbana terá uma área a menos para limpar com frequência”, projeta o gestor.

A pasta do Meio Ambiente levará três caminhões de terra apropriada ao local nos próximos dias, para deixar o espaço pronto para o plantio.

Andamento do projeto

Dentro de aproximadamente duas semanas, os moradores interessados poderão fazer o seu cadastro junto à pasta ambiental. A forma de inscrição vai ser divulgada assim que ela for possível. Se a iniciativa for bem sucedida, outros espaços públicos serão contemplados.

Leia também

Idosos com prazo para segunda dose contra Covid-19 devem esperar antes de tomar vacina contra Influenza

Idosos que receberam a primeira dose de vacina AstraZeneca contra a Covid-19 entre os dias …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com