Home / Região / Projeto “Viola com Feijão”, em Várzea Paulista, inicia quinta temporada

Projeto “Viola com Feijão”, em Várzea Paulista, inicia quinta temporada

Ainda estava cedo, faltavam alguns minutos para tudo começar, os músicos estavam ainda na montagem de som, porém o casal Romildo e Lúcia, moradores do jardim Mirante já “guardava vaga” para acompanhar bem de perto o inicio da 5ª temporada do projeto Viola com Feijão, na última sexta-feira (20). O Bar do Dito, no bairro Jardim Cruz Alta, foi o palco do evento, realizado para um bom público. “Amamos música sertaneja, fazemos questão de estar presentes e ainda há o tutu, que é uma delicia. Nosso costume é de sermos os primeiros a chegarem”, comentou a aposentada Lúcia Moraes.

O projeto “Viola com Feijão” tem, neste ano, apoio da Unidade Gestora de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo e realização do Grupo de Folia de Reis Luz Divina. O objetivo é levar música sertaneja raiz e a culinária tradicional aos bairros da cidade. O evento conta com apresentações da orquestra de violeiros Flor de Várzea, o grupo de catira Memória Brasileira e artistas convidados. Além de música de qualidade o público pode saborear o “tutu à Várzea Paulista”.

Com as letras na ponta da língua, Henrique Lima parecia mais um cantor entre os presentes. “Eu fico emocionado. Gosto muito desses clássicos e me lembro muito dos meus pais e avós, que adoravam essas músicas”, destaca o metalúrgico, que chegou a Várzea Paulista há mais de 15 anos, vindo de Lagoa Santa – Minas Gerais.

Entre os intervalos, uma pequena fila é formada, para a apreciação do “tutu à Várzea Paulista”, prato típico da cidade, com ingredientes da culinária brasileira tradicional, que caiu no gosto da população Varzina. Quem ainda não tinha experimentado fez questão de elogiar. Foi o caso de José Maria. “Eu já tinha ouvido falar desse tutu. Agora posso dizer que é bom mesmo. Já estou na fila pela segunda vez”, brincou o aposentado.

Nesta quinta-feira (27), a programação continua. O bairro Jardim Maria de Fátima recebe o projeto, no Bar do Ro, antigo Bar do Neguinho.

Ficou com vontade? Que tal preparar em casa o “tutu à Várzea Paulista”? É só seguir a receita:

INGREDIENTES (Para 15 porções):

500 g de feijão carioca

250 g de lingüiça apimentada fina

250 g de lingüiça caipira (ou mista) fina

250 g de lingüiça calabresa (em cubos)

400 g de músculo de boi (em cubos)

400 g de panceta com pele

400 g de pernil (em cubos)

50 g de farinha de milho

01 maço de couve, picada fina

04 dentes alho picado

02 cebolas médias picadas

Sal a gosto

MODO DE FAZER:

1- Cozinhe o feijão até ficar bem macio; 2-afervente as linguiças apimentada e caipira, em pouca água, até secar, corte em pedacinhos e adicione a linguiça calabresa, o alho, a cebola, frite tudo até dourar e reserve; 3- cozinhe, separados, o músculo, a panceta e o  pernil até ficarem no ponto;  4- adicione ao feijão as carnes e as linguiças que foram refogadas, deixe ferver e mexa de vez em quando; depois coloque a couve e pulverize a farinha de milho aos poucos, somente para engrossar o caldo;   5- sirva bem quente. Sugestão de Acompanhamento: arroz, com salada ou vinagrete.

 

 

Leia também

Interessados no apadrinhamento de adolescentes em acolhimento podem se inscrever até a próxima sexta (14)

Interessados em participar do projeto “Padrinho Legal” podem se inscrever pela internet até a próxima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com