Home / Destaque / IPTU em Jarinu: moradores fazem manifestação, prefeitura explica reajustes

IPTU em Jarinu: moradores fazem manifestação, prefeitura explica reajustes

Manifestantes foram recebidos no Paço onde foi explicado que não houve aumento do imposto apenas a correção inflacionária de 4%

Cerca de 50 moradores de Jarinu foram até a prefeitura de Jarinu na segunda-feira (21) solicitar mais informações não apenas do Imposto Territorial Predial e Urbano (IPTU 2019), mas também do novo cálculo das construções realizado pela administração.

Manifestação jarinu (5)

O movimento foi coordenado por Andréa Alves, e segundo ela, os moradores foram cobrar explicações da administração a revisão de cálculo do IPTU da cidade. “Vários moradores estão descontentes com a cobrança abusiva da prefeitura, pois, eles entendem que não houve esclarecimento dos valores cobrados em bairros nobres e em bairros da periferia”, salientou, observando que outro questionamento é em relação à metragem das construções que foram atualizadas. “Entendemos que tem alguma coisa errada, pois uma casa que tinha 80 metros passou a ter 140. Será que o sistema de medição pode ter errado tanto assim”, questiona.

Outro lado

Ouvido pela reportagem do JV Regional, a secretária de Finanças do município, Marilsa Lorencini, voltou a reforçar que não houve aumento do imposto, mas sim, uma correção inflacionária de 4%, medida pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC/IBGE). “A diferença nos valores do imposto este ano se deu devido à metragem das construções, pois, ao realizarmos a atualização cadastral, através do processo de georreferenciamento, com imagens aéreas, muitos proprietário que não tinham a metragem atualizada de seu imóvel cadastrado na prefeitura, receberam o carnê com essa metragem real”, esclareceu a secretária Marilsa Lorencini, explicando que que este método de georreferenciamento aéreo está sendo usado pela primeira vez na cidade. “O sistema mostra a área total construída e muitas pessoas que fizeram alterações no imóvel não haviam relatado a prefeitura e por isso foram apontadas no processo as várias alterações”, explicou.

Entretanto a secretária fez questão de afirmar que a prefeitura está à disposição para todos os tipos de esclarecimentos no balcão de atendimento e se for o caso, envia uma equipe para conferência dos números. “Além dos engenheiros e fiscais que realizam a conferência caso seja solicitado pelo contribuinte“, argumenta.

O Setor de Tributos atende no Paço Municipal de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. O telefone para mais informações é o (11) 4016-8200.

 

Leia também

Novos comandantes de batalhões da Região são apresentados à Administração Municipal

Os novos comandantes do 11º BPMI, do 49º BPMI e do 4º BPRV, Antonio Roberto …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com