Home / Brasil / Quem não entregou a declaração de IR pode enviar, mesmo atrasada

Quem não entregou a declaração de IR pode enviar, mesmo atrasada

caso não entregue, pode ficar com o CPF pendente de regularização. Há ainda multa por atraso na entrega da declaração

Como o prazo final era até o dia 28 de abril, muitos contribuintes deixaram para a última hora para entregar a declaração. Mas na Região da AUJ, acrescido de Itatiba,  201.494 contribuintes entregaram a declaração, superando a expectativa da Receita Federal. Em Jundiaí foram entregues, até o prazo final, 124.150 declarações do IRPF 2017 E na região os números são:  Campo Limpo Paulista: 13.492 declarações; Itatiba: 22.264 declarações; Itupeva: 10.958 declarações; Jarinu: 4,443 declarações; Louveira: 8.438 declarações; Várzea Paulista:  17.749 declarações.

Quem não entregou a declaração pode enviar a mesma a partir desta segunda (2/5), mas caso não entregue, pode ficar com o CPF pendente de regularização. Há ainda multa por atraso na entrega da declaração, cobrada quando o contribuinte estiver obrigado a apresentar a declaração e a entrega for realizada após 28 de abril. A multa é de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido apurado na declaração, ainda que integralmente pago, sendo que o valor mínimo é de R$ 165,74 e o valor máximo é de 20% do imposto sobre a renda devido. O termo inicial será o primeiro dia subsequente ao fixado para a entrega da declaração, e o termo final, o mês da entrega ou, no caso de não apresentação, do lançamento de ofício. O contribuinte que entregou a declaração com erro ou omissão enviada deve mandar uma retificadora. A retificação deve ser feita por meio do programa relativo ao mesmo exercício em que foi elaborada a declaração original.

Para indicar que se trata de uma declaração retificadora, deve-se responder “Declaração Retificadora” à pergunta “Que tipo de declaração você deseja fazer?” e informar o número do recibo da declaração a ser retificada. É possível fazer retificadoras no prazo máximo de cinco anos, desde que a declaração não esteja sob procedimento de fiscalização. Todas as informações estão disponíveis no site da Receita Federal no link: http://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/cidadao/irpf/2017

Leia também

Materiais didáticos da Sabesp são distribuídos nas escolas de Várzea Paulista

O material é destinado para alunos do 4° e 5° ano; cartazes e adesivos informativos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com