Home / Variedades / “Quinta-feira da nostalgia” : TBT é uma das expressões mais usadas pelos brasileiros

“Quinta-feira da nostalgia” : TBT é uma das expressões mais usadas pelos brasileiros

“Tbt” é uma abreviação para a expressão em inglês “throwback thursday”. “Throwback” quer dizer “regresso”, e “Thursday” é a palavra em inglês para “quinta-feira”. “Tbt” significa, portanto, “quinta-feira do regresso” ou, em tradução livre, “quinta-feira da nostalgia”. Nas redes sociais, especialmente no Instagram, a sigla –em geral convertida em hashtag– costuma ser incluída em legendas para fotos antigas que os usuários publicam às quintas-feiras. Já virou tradição pipocarem fotos de viagem, lembranças ou cliques da infância.

O Instagram foi criado em 2010, mas o uso das hashtags só aconteceu em 2011. Os registros mais sólidos do uso do “tbt”, segundo o Google Trends (ferramenta do Google que exibe tendências), começaram a aparecer só no fim de 2011, atingindo picos nos primeiros meses de 2012. Desde então, o termo se popularizou, virou hashtag e é visto com frequência na maioria das redes sociais.

Há quem leve a tradição na brincadeira e há quem trate o assunto com seriedade. Nos EUA, fizeram até uma lista das regras:

  • as imagens devem ter pelo menos cinco anos;
  • não poste imagens do verão passado ou da última semana;
  • não poste várias imagens no mesmo dia com a hashtag #tbt;
  • uma ou duas fotos é o suficiente por semana.

Ainda que o Throwback Thursday (com todas suas variações: #tbt, #throwback, etc) seja uma das hashtags mais conhecidas, existem ainda variações dela, como Flashback Friday ou Wayback Wednesday. O contexto para uso é o mesmo, porém, como os nomes em inglês sugerem, dizem respeito a postagens em distintos dias da semana. No caso, sexta e quarta-feira, respectivamente.

Atualmente, só no Instagram, há mais de 400 milhões de ocorrências para “#tbt”.

Leia também

Cultura inicia programa de oficinas de Música e Teatro no Jardim Fepasa

Foram iniciados nesta semana os encontros dos programas de oficinas culturais descentralizadas da Unidade de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com