Home / Mundo / Registro de buraco negro é visto pela primeira vez

Registro de buraco negro é visto pela primeira vez

Hoje é um dia histórico para a ciência. Pela primeira vez na história, temos uma imagem de um buraco negro. Sua gravidade é tão extrema que, nada, nem mesmo luz, pode escapar das bordas de seus limites. Mas alguns, especialmente os supermassivos que habitam os centros das galáxias, acumulam discos brilhantes de gás e outros materiais. E é por essa razão que podemos ver tal foto.

A captação foi realizada por uma rede de telescópios de abrangência mundial, chamada de Telescópio Event Horizon, que ampliou o monstro da galáxia M87 para gerar essa figura. O buraco negro em questão mede 40 bilhões de quilômetros de diâmetro — 3 milhões de vezes o tamanho da Terra — e está a 500 milhões de trilhões de quilômetros de distância daqui.

Apesar de parecer apenas uma “rosquinha” desfocada, esse material é muito importante para o que sabemos sobre o universo. O halo brilhante é causado pelo gás superaquecido que cai no buraco. A luz é mais brilhante do que todos os bilhões de outras estrelas da galáxia combinadas — e é por isso que pode ser vista a uma certa distância da Terra. A borda do círculo escuro no centro é o ponto no qual o gás entra. A expectativa agora é que essa primeira imagem dê mais pistas sobre o funcionamento de tudo e outro material que possa ser observado no ano que vem.

Foto:Science News

Leia também

Ilhas Canárias: lava de vulcão continua a se aproximar da água

Cumbre Vieja tem nova boca eruptiva próxima da cidade de Tacande As autoridades confirmaram, nas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com