Home / Destaque / Saúde animal: A importância da alimentação para cães e gatos

Saúde animal: A importância da alimentação para cães e gatos

Alimentar os animais domésticos com alimento caseiro pode apresentar vários inconvenientes

A alimentação do seu animal é muito importante para que ele tenha uma vida saudável, lembrando que comida de gato é só para gatos, que comida de cachorro e só para cachorros e que comida de gente faz mal para o seu pet.

Segundo o médico veterinário, Dr. Everton Pereira Fernandez, da Clinica Veterinária  Vet +, alimentar os animais domésticos com alimento caseiro pode apresentar vários inconvenientes, entre as quais, doenças nutricionais em longo prazo (ocasionadas por carência ou excesso de nutrientes), excesso de gordura (pode tornar o animal obeso), excesso de sal (sobrecarga da função renal), excesso de carboidratos e carência de proteínas. “O que o veterinário mais escuta nestes casos é: “Mas, ele pede! O que eu vou fazer? Deixar meu bicho passar vontade? Coitadinho! Que crueldade !” e que “Ele não gosta de ração. Se você já experimentou mudar de ração, misturar a ração seca com ração úmida (aquelas de latinha), colocar um legume ou fruta junto e nada disso funcionou, é hora de apelar. Deixe a ração ali no lugar de sempre e espere. O cachorro é inteligente e não vai morrer de fome só de pirraça! Na hora que estiver com fome, ele come”, orienta, observando que o gato, quando não gosta da ração, morre de fome. “sim! No caso de gatos, o negócio é ir trocando de ração e misturando com ração úmida até que ele ache uma ao seu gosto. A alimentação correta é essencial para a saúde do animal. Todos os nutrientes que os animais precisam são encontrados nos alimentos balanceados”, pontuou.

Cao_comida_suplementos_botica_pet-1-1170x600

Ele esclarece ainda que cada espécie animal tem necessidades diferentes. Por isso, é importante que cada animal consuma alimentos especialmente desenvolvidos para sua espécie. “Vamos usar como exemplo as fontes de proteína: o cão apresenta um aproveitamento maior se a base da proteína for o frango ou o ovo. Essa proteína do frango pode ser dos pés, das vísceras, da carcaça ou da carne propriamente dita, é claro que existe proteína em todas essas partes, mas a existente na carne é de qualidade superior a todas as outras, então temos uma matéria-prima de melhor qualidade na ração que utiliza essa fonte do que as rações que usam as outras, embora todas contenham proteína na sua formulação. É por isso que, muitas vezes, achamos uma ração muito cara perto de outra, mas, se formos procurar saber o porquê dessa diferença, é muito provável que a matéria-prima utilizada por uma seja bastante superior a outra, isso, com certeza, é um dos fatores”.

O veterinário acrescenta que também existem várias opções de ração e enumera: Seca – É uma ração mais dura e com teor de umidade inferior a 10%. Este tipo de alimento pode durar mais tempo sem mofar, devido ao baixo teor de umidade; Semi-seca – Ração mais macia e com teor de umidade de 20%; Úmida – Neste grupo estão os enlatados; por exemplo, a carne em pasta. “As rações são, sem dúvida, o alimento mais indicado para os cães, já vem prontas e totalmente balanceadas para serem usadas, mas, para isso, é necessário um certo critério na escolha e conhecimento tanto do animal e suas necessidades quanto dos produtos que o mercado oferece, portanto, caso você tenha dúvidas, procure o veterinário e peça a indicação da melhor alimentação para o seu cão, afinal, ele é único e só quem o conhece pode indicar com precisão quais são as necessidades dele”.

Essas foram as dicas do Dr. Everton Pereira Fernandez  da Clinica Veterinaria  Vet +. O telefone para mais informações é o 2704-4446  ou  2709-5444. A Clínica fica na Rua Tiradentes 1301 Jardim Florestal Jundiaí.

 

Leia também

Jundiaí registra sete óbitos nesta quarta-feira (16), e cidade chega a 1295 vítimas causadas pela Covid-19

A Prefeitura de Jundiaí informa que, nesta quarta-feira (16), sete óbitos foram contabilizados de residentes …

One comment

  1. Muito bom obrigado pelas dica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com