Home / Destaque / Setembro amarelo: No Brasil, uma pessoa comete suicídio a cada 45 minutos

Setembro amarelo: No Brasil, uma pessoa comete suicídio a cada 45 minutos

 

Não é de hoje que este assunto vem ganhando destaque social, pois, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a terceira causa de morte que mais atinge os jovens de 15 a 29 anos. Além disso, só no Brasil, uma pessoa comete suicídio a cada 45 minutos.

Na avaliação do psiquiatra Segundo Celso Lopes de Souza, fundador do Programa Semente, programa estruturado de aprendizagem sócio emocional, o primeiro erro com relação ao tema do suicídio é não falar sobre ele. “Pesquisas mostram que 9 a cada 10 pessoas que cometem suicídio tinham algum transtorno psiquiátrico”, afirma Celso, observando que, o suicídio é uma realidade que não deve ser negada, e sim tratada como um problema de saúde pública. “Já está mais do que comprovado que falar sobre o assunto não agrava a situação, muito pelo contrário, pode ajudar a tratar as pessoas que tenham essa intenção”, diz.

O especialista explica que existe diferença entre o pensamento de morte e a intenção de suicídio. “o pensamento de morte é mais comum, a pessoa pensa ‘eu poderia morrer’, ou ‘eu queria morrer’. Já a ideação do suicídio é mais grave, em que a pessoa pensa ‘eu quero me matar’”. Ele ainda explica que as pessoas que tem ideação suicida vivem os 3 “is”: “sentem que a dor é impossível, insuportável e interminável, o que leva ao desejo de querer tirar a própria vida. Elas claramente não conseguem perceber sozinhas que esses “3i’s” são distorções de percepção da realidade, por isso precisam de ajuda”.

Em relação a sintomas que devem ser observados, Celso destaca que sinais como isolamento, corte de planejamentos futuros, uso de substâncias psicoativas e mensagens de despedida são alguns pontos que devem ter atenção de amigos e familiares”, diz.

Leia também

Campo Limpo: Após regularização do TAC, bairro do Pau Arcado recebe melhorias

O Termo de Ajuste de Conduta (TAC), firmado entre a Prefeitura de Campo Limpo Paulista e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com