Home / Brasil / STJ reduz pena do ex-presidente Lula que pode ir ao regime semiaberto em setembro

STJ reduz pena do ex-presidente Lula que pode ir ao regime semiaberto em setembro

Os ministros da Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiram hoje (23) reduzir a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do triplex do Guarujá. Com o resultado, a pena do ex-presidente deve passou de 12 anos e um mês de prisão, como foi definido pela segunda instância da Justiça Federal, para 8 anos e 10 meses. A redução pode permitir que o petista vá para o regime semiaberto ainda neste ano.

A prisão foi determinada pelo então juiz Sergio Moro, com base no entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) que autorizou a prisão após o fim de recursos na segunda instância.

Mesmo com a decisão do STJ, Lula deve continuar preso pelo mesmo entendimento, mas terá direito mais rápido à progressão de regime, quando cumprir um sexto da pena e passar para o regime semiaberto, fato que deve ocorrer em setembro.

Condenação

Lula foi condenado sob a acusação de receber um apartamento tríplex no Guarujá da Construtora OAS. O total de vantagens indevidas, segundo a acusação, somando reformas no imóvel, foi de mais de R$ 3,7 milhões. A condenação do ex-presidente foi pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

Na sentença, Lula foi condenado a 9 anos e seis meses de prisão pelo então juiz Sergio Moro, que julgou que as vantagens recebidas estavam relacionadas a desvios na Petrobras. A pena depois foi aumentada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), segunda instância da Justiça Federal, para 12 anos e um mês de prisão – 8 anos e 4 meses pelo crime de corrupção passiva e 3 anos e 9 meses por lavagem de dinheiro. (Agência Brasil)

Leia também

Passeio Giro Vechio reúne 100 ciclistas com bikes antigas percorrendo estradas e propriedades rurais em Louveira

Evento na Estação Ferroviária teve exposição, gastronomia e shows para marcar o centenário da primeira …

One comment

  1. A 16 anos atras esse senhor começou a afundar o Brasil,com uma politica social deturpada,gastou ,absou de reservas do pais ,usaram e os demais continual usando o dinheiro publico como se fosse agua .De que adianta dar incentivo aqui e ali de um lado e deixar outros setores se estagnarem.Hoje vemos o resultado disso industrias fechadas ou fechando as portas,milhoes de desempregados no pais,emprestimos para outros paises que simplesmente nao vao pagar como ja anunciaram.Mas o pior de tudo é que esses 16 anos de egocentrismo ganancioso ,geraram uma situaçao em que estamos presenciando um total despreparo no atual conceito da palavra governar.Onde estamos vivenciando como causador de tudo a prividencia,deixando o pais em uma condiçao de refem amordaçado de conceitos de economia ,baseados nao no gargalo absurdo do dinheiro publico ,usado a bel prazer,mas sim em que se a concessão do beneficio a todos aqueles que deram sua vida para na velhice tenham o minimo de conforto,coisa que ja é rara,torne-se impossivel de conseguir.Foram longos 16 anos de um governo que se aproveitou da miseria do povo para se promover,para entrar em outro que esta querendo deixar o povo mais miseravel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com