A história do recém-eleito conselheiro tutelar pelo município de Várzea Paulista, Jessé Estrela, de 22 anos, mostra que quando se tem um sonho e um objetivo é possível superar qualquer barreira. E sua trajetória começou em 2012, no centro socioeducativo da Fundação Casa Jundiaí, Dom Gabriel Paulino Couto. “Foram momentos complicados que passei em minha vida, que começaram aos 13 anos e me levaram à Fundação Casa. Lá, alguns pontos foram cruciais para a minha mudança”, relembra, destacando que entre eles, os aconselhamentos de alguns funcionários, diretoria lançaram uma semente em sua vida. “Foi assim que aconteceu comigo e quando eu sai, precisei fazer uma comparação de caráter entre o Jessé que eu era e o que eu poderia me tornar. A comparação de caráter é muito importante e isso eu faço até hoje”, enfatizou.
Ele lembra que ao sair com 17 anos, não sabia ler e nem escrever e passou a morar sozinho, mas com o suor do trabalho conseguiu vencer as barreira. “E quando terminei o supletivo fiz um curso de tecnólogo, que me garantiu um estágio na Câmara de Várzea Paulista e isso foi bom para mim e ao logo deste tempo fui dando outros passos. Nunca foi fácil, mas eu consegui várias conquistas”, contou.
Desde 2016 ele atua junto a crianças e adolescentes e este ano, se candidatou ao Conselho tutelar de Várzea Paulista e conseguiu ser eleito. “Isso mostra que a luta ajuda a superar as barreiras mais difíceis”, salientou.